Estruturas Pré-Moldadas

Limites de deformações no aparelho de apoio

Nos projetos de estruturas pré-moldadas realizados no Eberick, para a transmissão de esforços entre viga/pilar são utilizados aparelhos de apoio simples de elastômero. 

Limites de deformações no aparelho de apoio

Limitar as deformações no aparelho de apoio garante que deformações excessivas não prejudiquem a transferência de esforços entre elementos em uma estrutura pré-moldada. São verificadas tantos as deformações provenientes da compressão, quanto as deformações provenientes do cisalhamento. Caso sejam utilizados pinos na ligação, somente as deformações provenientes da compressão precisam ser verificadas. Isto pode ser feito em Configurações - Dimensionamento - Pilares PM - Dispensar verificação quando houver pinos.

A deformação por compressão (afundamento) da almofada é limitada a 15% da sua altura inicial, ou seja:



A variação de altura Δh pode ser obtida por meio da expressão mostrada abaixo. Os coeficientes k1 e k2 são empíricos e seus valores, na ausência de valores experimentais, podem ser adotados como 4 e 3, respectivamente. Já β é o fator de forma do consolo, cujo cálculo foi explicado no artigo anterior desta série. Conforme destacado anteriormente, esta verificação é suficiente caso sejam utilizados pinos de ancoragem no apoio. Caso contrário, deve-se seguir com as demais verificações.


A verificação da deformação por cisalhamento consiste em limitar o ângulo de distorção do aparelho de apoio, limitando o deslocamento horizontal relativo ah entre as faces superior e inferior. 


O valor do deslocamento horizontal é calculado pela expressão abaixo, sendo que o valor limite, definido pelo anexo A.20 da NBR 9062:2006, é caculado como metade do valor da altura da almofada, ou seja:


Garantindo os limites de deformação, deve-se ainda garantir que o aparelho de apoio não se desloque. Estas verificações serão realizadas no próximo artigo da série, Limites de deslocamento no aparelho de apoio.