Estruturas Pré-Moldadas

Limites de tensões no aparelho de apoio

Nos projetos de estruturas pré-moldadas realizados no Eberick, para a transmissão de esforços entre viga/pilar são utilizados aparelhos de apoio simples de elastômero. 

Limites de tensões no aparelho de apoio

No que diz respeito às tensões no aparelho de apoio, são realizadas duas verificações para garantir o bom funcionamento da almofada de neoprene: os limites à compressão e ao cisalhamento. Segundo El Debs (2000), a verificação de tensão por cisalhamento pode ser dispensadas quando há existência de pinos de ancoragem. Isto pode ser feito habilitando a opção Cisalhamento em Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Pilares PM - Dispensar verificação quando houver pinos.

verificação à compressão é realizada comparando a tensão vertical σmax atuante no aparelho de apoio com a sua tensão resistente σlim. A valor de σmax no aparelho de apoio é determinado dividindo-se a reação da viga Ntot, considerando as reações permanentes Ng e acidentais Nq, pela área A(a, b) do aparelho de apoio.


O valor da tensão atuante deve ser inferior ao o valor da tensão limite σlim, estabelecida como 7 MPa para almofadas simples pelo item A.18 do anexo A da NBR 9062:2006.


Da mesma maneira, a verificação ao cisalhamento consiste em comparar a tensão total de cisalamento τtot com a tensão limite suportada pelo consolo τlim. O valor de τtot é determinado pelo somatório das tensões de cisalhamento devido à força normal de compressão τn, ações horizontais τh e devido a rotação τθ


A tensão devido à força normal de compressão τn depende das reações normais permanentes Ne acidentais Ne das dimensões do aparelho de apoio, sendo determinada pela expressão abaixo. Perceba que ainda é previsto um fator de forme β, cuja expressão também é definida abaixo:


A tensão devido à força horizontal τh depende das reações horizontais permanentes Hg e acidentais Nq e das dimensões do aparelho de apoio, sendo determinada pela seguinte expressão:

 

A tensão de cisalhamento atuante devido à rotação do aparelho de apoio τθ depende da rotação no apoio θg e θq, das dimensões da almofada e do módulo de elasticidade transversal G do elastômero, sendo determinada pela seguinte expressão:


O valor do módulo de elasticidade transversal G é adotado em função da dureza Shore A do elastômero, de acordo com a Tabela A.1, do anexo A.9 da NBR 9062:2006. O valor da dureza é configurado em  Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Pilares PM - Aparelhos de apoio - Dureza.


Com a obtenção das parcelas que constituem a tensão de cisalhamento total no aparelho de apoio, o valor resultante deve ser inferior a tensão de cisalhamento limite. Como pode ser visto na equação baixo, o valor limite é equivalente a cinco vezes o módulo de elasticidade transversal:


Conforme destacado anteriormente, esta verificação pode ser dispensada caso haja pinos posicionados na ligação. Havendo validado os esforços no aparelho de apoio, devemos determinar se os deslocamentos que apresenta são compatíveis com os limites considerados. Isto será abordado em detalhe no próximo artigo da série, Limites de deformações no aparelho de apoio