Estruturas Pré-Moldadas

Dimensões mínimas do aparelho de apoio

Nos projetos de estruturas pré-moldadas realizados no Eberick, para a transmissão de esforços entre viga/pilar são utilizados aparelhos de apoio simples de elastômero. 

Dimensões mínimas do aparelho de apoio

Havendo definido os afastamentos do aparelho de apoio, podemos calcular, de posse também das características geométricas do consolo, quais as suas dimensões. As dimensões a e b do aparelho de apoio são calculadas automaticamente pelo programa, subtraindo das dimensões disponíveis da região de interseção entre o pilar/viga os afastamentos calculados no tópico acima. Com isso, os valores a e b da almofada são obtidos pelas fórmulas abaixo: NBR 9062:2006. 


Caso os valores de a ou b resultem em um valor inferior a 5.0cm, o programa emite o Aviso 66 - Dimensão insuficiente do aparelho de apoio no consolo CXX, informando que as dimensões do aparelho de apoio são insuficientes, o que impossibilita o detalhamento do elemento. Em casos onde a viga se encontra inclinada em relação ao consolo, é calculado o comprimento H do eixo da viga sobre o aparelho de apoio e, caso este possua valor menor do que 5.0cm, é emitido o aviso  Aviso 67 - Dimensão insuficiente do aparelho de apoio no consolo CXX  na viga, indicando que o aparelho de apoio possui dimensão insuficiente.

 

Em ambos os casos, seria necessário rever a geometria adotada para o consolo. Isto pode ser feito alterando os afastamentos do aparelho de apoio (ac, av e al), ou aumentando as dimensões do próprio consolo. Havendo validado as dimensões do aparelho de apoio, podemos verificar se as tensões aplicadas se mantêm abaixo dos limites de resistência. Este assunto será abordado em maior detalhe no próximo artigo da série, Limites de tensões no aparelho de apoio