Estruturas Pré-Moldadas

Afastamentos em aparelhos de apoio

Nos projetos de estruturas pré-moldadas realizados no Eberick, para a transmissão de esforços entre viga/pilar são utilizados aparelhos de apoio simples de elastômero.

Afastamentos em aparelhos de apoio

As primeiras características que devem ser definidas ao dimensionar um aparelho de apoio são os seus afastamentos em relação ao pilar onde está posicionado. Por serem valores de cunho normativo, devem ter seus limites respeitados e definem, portanto, qual a maior dimensão possível para o consolo. Os afastamentos do aparelho de apoio até as faces das peças estruturais variam de acordo com o formato da armadura do tirante de ancoragem do consolo, do valor do cobrimento das vigas e dos pilares, e do diâmetro da armadura do tirante. Tais afastamentos devem satisfazer às condições relacionadas na tabela abaixo, em acordo com o item 7.3.3.4 da NBR 9062:2006.


  



Em Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Pilares PM, você pode desabilitar a opção de cálculo automático dos afastamentos e inserir os valores manualmente, de modo a evitar arredondamentos de cálculo. Contudo, recomenda-se manter esta opção habilitada para garantir que o programa calcule automaticamente valores dos afastamentos segundo recomendações normativas.  


Tendo definido estes afastamentos, é possível calcular as dimensões do aparelho de apoio. Este assunto será abordado no próximo artigo desta série, Dimensões mínimas do aparelho de apoio.