Nos projetos de estruturas pré-moldadas realizados no Eberick, para a transmissão de esforços entre viga/pilar são utilizados aparelhos de apoio simples de elastômero. Neste sentido, criamos uma série de artigos para apresentar os critérios de dimensionamento dos aparelhos de apoio simples como almofadas de elastômero, descritos no tópico 7.2.1.6 e no Anexo A da NBR 9062:2006.
- Afastamentos em aparelhos de apoio (este artigo)
- Dimensões mínimas do aparelho de apoio
- Limites de tensões no aparelho de apoio
- Limites de deformações no aparelho de apoio
- Limites de deslocamento no aparelho de apoio
- Estabilidade do aparelho de apoio
Afastamentos em aparelhos de apoio
As primeiras características que devem ser definidas ao dimensionar um aparelho de apoio são os seus afastamentos em relação ao pilar onde está posicionado. Por serem valores de cunho normativo, devem ter seus limites respeitados e definem, portanto, qual a maior dimensão possível para o consolo. Os afastamentos do aparelho de apoio até as faces das peças estruturais variam de acordo com o formato da armadura do tirante de ancoragem do consolo, do valor do cobrimento das vigas e dos pilares, e do diâmetro da armadura do tirante. Tais afastamentos devem satisfazer às condições relacionadas na tabela abaixo, em acordo com o item 7.3.3.4 da NBR 9062:2006.
Em Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Pilares PM, você pode desabilitar a opção de cálculo automático dos afastamentos e inserir os valores manualmente, de modo a evitar arredondamentos de cálculo. Contudo, recomenda-se manter esta opção habilitada para garantir que o programa calcule automaticamente valores dos afastamentos segundo recomendações normativas.
Tendo definido estes afastamentos, é possível calcular as dimensões do aparelho de apoio. Este assunto será abordado no próximo artigo desta série, Aviso 66 e 67 - Dimensão insuficiente do aparelho de apoio no consolo CXX.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.