Peças

Lançamento de saída livre no projeto hidráulico

A plataforma AltoQi Builder permite o lançamento de saídas livres no croqui Hidráulico da edificação. Estas peças de utilização representam pontos finais de saída de água, como a extremidade de tubos de aviso, limpeza e extravasamento interligados a reservatórios, indicada na figura abaixo.
As saídas livres estão cadastradas no programa AltoQi Builder sem itens associados e, portanto, não são contabilizadas na lista de materiais. Contudo, estas peças dispõem de diâmetro mínimo compatível com os tubos, de modo a simular um adequado dimensionamento, e são apresentadas para a rede Água fria.
A seguir estão expostos os passos para lançamento de uma saída livre presente no cadastro padrão do programa AltoQi Builder.
Observação:  Este processo também é solução ao desaparecimento da indicação de triângulo vermelho "Não existe fluxo de saída nesta conexão (possível final de rede)" apresentada na extremidade livre do tubo de água fria sem peça definida, como consta no artigo técnico Indicação - Não existe fluxo de saída nesta conexão (possível final de rede).
  1. Abra o croqui de projeto Hidráulico em lançará a saída livre;
  2. Na aba Lançamento - grupo Rede - opção Rede, defina Água fria;
  3. Já no grupo Pontos desta mesma aba Lançamento, selecione o comando Peça de utilização;
  1. Perceba que na barra de ferramentas é apresentada a mensagem Peça de utilização - Posição. Logo, clique na extremidade livre do tubo em que a peça será inserida;
  2. À direita da tela será apresentada a janela Peça, habilite os quatro primeiros filtros de definição de peças, iniciando da esquerda para a direita;
  • Mantenha o material como PVC rígido soldável no campo observado logo abaixo dos filtros;
  1. Localize a saída livre disponível no cadastro padrão do programa, que é compatível com o tubo lançado em seu projeto, e clique sobre a opção apresentada.
ObservaçãoCaso a saída livre disponibilizada não satisfaça as necessidades do projeto, é possível cadastrar uma peça de usuário com as propriedades desejadas. O artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder apresenta o procedimento para cadastro de peças.
  1. Mire o cursor do mouse para a direção do lançamento desta peça e dê um clique com o mouse para definir o ponto diretor da saída livre;
  1. Clique na tecla <Esc> para finalizar este procedimento.
Observação:  Para assimilar os demais componentes necessários ao lançamento das tubulações complementares, como de limpeza e de extravasamento, acompanhe o artigo técnico Como lançar extravasor e limpeza no reservatório?.
Com esse procedimento será possível definir a peça de utilização saída livre na extremidade do tubo da rede Água fria pertinente ao projeto hidráulico.