Estruturas Pré-Moldadas

Verificação do cisalhamento nos Pinos

Verificação do cisalhamento no pinos

É possível que as vigas pré-moldadas estejam submetidas a um esforço axial de tração HdEste esforço é repassado aos pinos de ancoragem como um cortante na seção do pino, agindo na interface viga consolo. A distribuição destes esforços pode ser vista na figura abaixo:


O esforço Hd pode ser definido pela relação mostrada abaixo. Em linhas gerais, isto garante que os esforços axiais preponderantes da viga sejam considerados no dimensionamento. Além disso é considerado um valor mínimo vinculado a Vd, para garantir que eventuais rotações da viga em relação ao consolo sejam consideradas neste esforço também. O valor de Htot é definido como a soma dos esforços axiais na viga, considerando cargas acidentais e permanentes. Já o valor de γn é definido no item 7.3.1.1 da norma NBR9062:2006.


Esta força causa dois efeitos principais na estrutura: o cisalhamento na seção dos pinos e o arrancamento da seção de concreto que cobre o pino. A resistência dos pinos ao cisalhamento, definida como Fu1, pode ser calculada com base na equação:

Como o pino de concreto está próximo à borda do consolo, é importante que esta resistência também seja verificada. Caso os esforços presentes no pino ultrapassem o valor da resistência do concreto, é possível que haja uma ruptura na borda, como mostrado na imagem abaixo. Neste caso, a resistência Fu2 é calculada com base na equação mostrada abaixo. Neste caso, d b  é a distância da face do pino até a borda externa do consolo.
 

O valor da força resistente será, portanto o menor valor entre as duas forças calculadas. Isto é:


 A resistência será então verificada caso a relação abaixo seja respeitada:


Realizadas todas essas verificações a configuração de pinos no consolo é validada. 

Colaborador: Fábio de Marchi Pintos