Modulação

Ajustar a posição das aberturas

A alvenaria estrutural é um processo construtivo racionalizado no qual os elementos que desempenham a função estrutural são as próprias paredes da edificação. Uma adequada modulação das paredes e posicionamento das aberturas é fundamental para que uma edificação em alvenaria estrutural seja racional e econômica.

Ajustar a posição das aberturas

Após a inclusão das aberturas no projeto a modulação das paredes pode ser prejudicada, visto que nem sempre é possível encaixar perfeitamente os blocos sem a utilização de enchimentos. Nestes casos, pequenos ajustes na posição das aberturas podem ser úteis para otimizar a modulação das paredes e evitar a utilização de enchimentos ou pastilhas.

Tomamos como exemplo a modulação da PAR7. Observe que no lado esquerdo da abertura está previsto um enchimento com 4 cm de comprimento.

 

Caso a abertura seja deslocada 1 cm para a direita, haverá espaço útil para encaixar um bloco de contrafiamento compensador (14x24x19), substituindo o meio bloco (14x19x19) e eliminando a necessidade de enchimento junto à abertura.

Para ajustar a posição da abertura selecione a parede, acesse a opção Propriedades. Na janela propriedades, localize o item Aberturas e ajuste a distância do posicionamento da abertura em relação ao nó inicial, central ou final da parede.


Neste exemplo a abertura está posicionada em relação ao fim da parede, alterando o item Distância para 118 cm, verifique que o enchimento será substituído por um bloco de contrafiamento compensador, eliminando o trecho de enchimento necessário anteriormente.


Colaborador: Edvanio Pacheco Teixeira