Estruturas Pré-Moldadas

Lançamento de fundações pré-moldadas

Ao lançar uma fundação para um pilar pré-moldado, existem algumas especificidades nos dados que devem ser informados para a fundação. Elas dizem respeito à geometria da fundação sendo lançada, uma vez que as fundações pré-moldadas possuem um cálice (também chamado de "cofre" ou "colarinho") para o encaixe e engaste do pilar no elemento de fundação.


Como inserir fundações pré-moldadas

As fundações para pilares pré-moldadas podem ser adicionadas pela aba Lançamento - Fundações pré-moldadas - Adicionar" ou então convertendo pilares pré-moldados para fundações através do comando Lançamento - Fundações - Pilar de fundação pré-moldada (botão ). Ao acionar o comando de lançamento, deverão ser preenchidas as informações referentes à geometria do elemento de fundação:


Nesta janela, os dados devem ser preenchidos da seguinte maneira:

  • Seção do pilar: Informar os dados de lançamento do pilar no pavimento. Mais detalhes sobre o lançamento de pilares podem ser encontrados no artigo Como lançar pilares no AltoQi Eberick
  • Fundação: Deve-se informar o tipo de fundação, a rotação do bloco com o pilar e a vinculação da base da fundação.
  • Guias Apoio 1, 2, 3 e 4: Nestas guias, deverão ser informados os tipos de apoio existentes neste pavimento no pilar. Estes apoios são elementos para apoio de vigas ou lajes pré-moldadas no pilar. Deve-se determinar, em cada direção, qual o aparelho de apoio utilizado, escolhendo entre elementos de consolo trapezoidal ou retangular, ou apoio direto no cálice. Após escolher o aparelho de apoio desejado, deve-se preencher os dados da geometria do consolo de acordo com a legenda à direita.

Guia Cálice 

Nesta guia, deve-se definir qual será a ligação entre o pilar e a fundação, e definir os campos referentes à geometria do cálice da seguinte forma:


  • Lig. Pilar: selecionar o tipo da ligação entre o pilar e o cálice, entre ligação lisa e rugosa.

  • hv: é a distância entre o nível do pavimento (considerando a elevação do pilar) e o topo do cálice. Esta distância deve ser suficiente para permitir o posicionamento da viga e do aparelho do apoio da viga no pilar. Caso o valor de hv seja muito baixo, será apresentado o Erro D108 - Consolo na região do cálice.
  • Lemb: é o comprimento de embutimento do pilar pré-moldado no cálice. Pode-se deixar que o programa calcule o comprimento necessário, selecionando a opção Calculado ou então informar um valor fixo, selecionando o valor "Fixo" e preenchendo ao lado o embutimento desejado. Este comprimento, subtraído do embutimento do cálice no bloco (Emb) define a altura da parede do cálice (também chamada de "colarinho" do bloco). Como a parede é calculada por um modelo de biela-tirante, a altura da parede do cálice deve ser pequena, de modo que o cálice possa ser calculado como um consolo curto. Caso a altura resulte muito alta, portanto, será emitido o erro D102 - Altura da parede do cálice maior que o permitido.
  • Emb: é o embutimento do cálice dentro do bloco de fundação, de modo a reduzir a altura do colarinho do bloco. O embutimento só pode ser adotado para cálices com ligação rugosa, e não pode ser utilizado em blocos com uma estaca, duas estacas ou três estacas em linha. Caso seja adotado embutimento em algum destes tipos de blocos, será emitido o Erro D111 - Tipo de bloco com embutimento inválido.
  • ec: espessura das paredes no topo do cálice. Esta espessura deve respeitar o valor mínimo de 10 cm.

Desta forma, deve-se preencher os dados referentes à geometria do elemento de fundação, tomando os devidos cuidados com as geometrias do cálice de modo a evitar situações de geometria inadequada, que podem causar os erros de dimensionamento citados acima.