Unidades de tratamento

Como lançar o sumidouro para disposição final dos efluentes no projeto sanitário?

Como descrito pela NBR 13969/1997, o sumidouro corresponde a uma unidade de depuração e disposição final do efluente de tanque séptico, verticalizado em relação à vala de infiltração, que, devido a esta característica, é oportuno somente em ambientes de aquífero profundo.

Na plataforma AltoQi Builder, o lançamento e dimensionamento de sumidouros se inicia com a inclusão destes elementos como unidade de tratamento. A figura a seguir ilustra o detalhamento de um sumidouro.

 

Para compreender tal funcionalidade, estão elencados abaixo dois artigos que tratam do lançamento e dimensionamento do sumidouro:
  1. Dimensionamento do sumidouro para disposição final dos efluentes no projeto sanitário
  2. Como lançar o sumidouro para disposição final dos efluentes no projeto sanitário?

Lançamento do sumidouro

Para lançar o sumidouro, execute o procedimento abaixo.

  • Abra o croqui Sanitário do pavimento desejado;
  • Na guia Lançamento, grupo Rede, defina a opção Rede para Esgoto;

  • Ainda na mesma guia, junto ao grupo Unidades de tratamento, selecione o comando Sumidouro;
  • Clique sobre a posição desejada para o sumidouro no croqui corrente, geralmente após o tanque séptico e unidades de filtração;
  • Selecione o sumidouro desejado à direita da tela, na janela Peça. Neste exemplo selecionamos a opção Sumidouros - Circular, seção disponível na plataforma AltoQi Builder;
  • Defina o ponto diretor para a indicação da nomenclatura do sumidouro;
  • Clique na tecla <Esc> duas vezes para finalizar esta etapa.


Observação: Para sumidouros implantados em regiões não arenosas, a NBR 13969/1997 sugere a distância mínima de 1,50 m entre as paredes dos poços múltiplos.

 

Definição das propriedades do sumidouro

Depois de lançado, é preciso definir as propriedades do sumidouro para o seu correto dimensionamento no programa.

  • Selecione o sumidouro lançado no projeto e, em seguida, acesse a guia Elementos - grupo Acessar e selecione o comando Propriedades;
  • À direita da tela, na janela Propriedades, localize as caixas de diálogo Dados Dimensões, destacadas na figura abaixo;


Altura da camada da brita

  • Defina a Altura da camada de brita (cm) a ser admitida na região do fundo do sumidouro;
Observação: Para sumidouros implantados em regiões arenosas, a NBR 13969/1997 sugere a altura mínima de 30 cm para a camada de brita.

Ensaio de percolação

O programa permite que você inclua os dados do  ensaio de infiltração  do solo, para determinar automaticamente a taxa de aplicação diária. Caso você não possua os dados coletados no ensaio, então você pode optar por inserir um valor para a taxa de aplicação diária. 

Para incluir os dados do ensaio de infiltração:
  1. No campo Adotar ensaio, mantenha Sim;
  2. Clique sobre o valor apresentado junto ao campo Taxa de percolação (min/m) e no símbolo de reticências apresentado à direita (botão ). Junto da janela Taxa de percolação, insira os dados obtidos do ensaio de infiltração;
  3. Clique em Ok para salvar os dados e em seguida, o campos Taxa de percolação (min/m) e Taxa de aplicação diária (m³/m².dia) serão recalculados.


Observação: De acordo com a norma NBR 13969, o número mínimo de testes a serem realizados é três.


Para adotar um valor para Taxa de aplicação diária:
  1. No campo Adotar ensaio, mantenha Não;
  2. Preencha o campo Taxa de aplicação diária (m³/m².dia) com o valor desejado, geralmente este valor vem como resultado do ensaio;


Contribuição de esgoto

Em casos onde há mais de um sumidouro num mesmo sistema de tratamento, pode-se definir a parcela de contribuição de esgoto cada sumidouro será responsável por infiltrar no solo, através do campo % de contribuição de esgoto. Já no campo Fixar contribuição de esgoto, é possível definir se o campo % de contribuição de esgoto se manterá sempre com o mesmo valor informado (opção Sim) ou se poderá ser reajustado conforme a parcela de contribuição dos outros sumidouros lançados (opção Não), de modo a ter um total de 100% entre todos .

Observação: Para saber mais sobre o lançamento de múltiplos sumidouros no projeto Sanitário, consulte o artigo Lançando e dimensionando múltiplos sumidouros no projeto sanitário.

  • Para atualizar o dimensionamento com os dados acima dispostos, efetue o processamento do projeto Sanitário com uso do comando Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?.

Dimensões

Depois de processado o projeto, siga para a caixa de diálogo Dimensões, e prossiga com as etapas abaixo:

  • Altere o Diâmetro (cm) do sumidouro, caso lhe for conveniente;
Observação: A NBR 13696/1997 impõe que o sumidouro deve ter diâmetro interno mínimo de 30 cm.
  • Altere a Altura (cm) entre o fundo do sumidouro e a posição de entrada do tubo que chega a este elemento, caso lhe for conveniente;
Observação: A altura mínima admitida para o sumidouro depende da altura da camada de brita estabelecida para o fundo desta unidade de tratamento.
  • No campo Fixar área, indique se deseja ou não que o programa ajuste as dimensões Diâmetro (cm) Altura (cm) automaticamente para uma Área útil de infiltração (m²) acima da Área útil de infiltração estimada (m²).

Com o procedimento acima, o sumidouro será apresentado no croqui com as dimensões calculadas pelo programa.

Observação: Para gerar o relatório do dimensionamento desta unidade de tratamento, recomendamos a leitura do artigo Como gerar o relatório de dimensionamento de uma unidade de tratamento?. Além disso, para incluir no croqui de projeto o detalhamento do tanque séptico, prossiga com os passos do artigo Lançando cortes das unidades de tratamento em planta baixa.