Outros

Como utilizar o Módulo Incêndio de acordo a NPT 022 do Estado do Paraná

Norma de Procedimentos Técnicos - NPT 022 do Estado do Paraná solicita que os projetos de combate a incêndio utilizem hidrantes com jato regulável. O programa tem disponível no cadastro este tipo de hidrante, no entanto o projetista inicialmente deve escolher o fabricante de quem será utilizado o esguicho e caso necessário realizar ajustes no cadastro de peças para adequar o cadastro de acordo com a peça escolhida.

Esta situação é necessária, pois na região existem diversos fabricantes que efetuam considerações próprias e valores próprios para determinar o valor de diâmetro do esguicho utilizado para cálculo da rede e alcance de 10 metros do jato horizontal.

Os hidrantes cadastrados no programa são indicados pelo risco do projeto em função da sua vazão mínima. Um dado presente no cadastro do hidrante que influencia diretamente no dimensionamento do sistema, como a perda de carga, é o valor atribuído para o diâmetro do esguicho. Tal diâmetro foi definido em função do fator K e pressão do projeto.

A tabela abaixo define o diâmetro utilizado para o esguicho para efetuar o dimensionamento em função do risco da edificação.

Valores baseados na Tabela 1 da NPT022 atualizada pela Portaria do CCB nº 002/15.

Embora o programa já possua definidos os diâmetros dos esguichos dos hidrantes com jato regulável em seu cadastro de peças, para o estado do Paraná recomenda-se cadastrar um nova peça conforme o procedimento indicado abaixo, definindo o diâmetro do esguicho em função do fabricante escolhido. 

  • Acesse a aba "Arquivo" - "Cadastro" - "Peças";
  • Localize no Grupo Incêndio, o hidrante que será inserido;
  • Utilize o comando Como Copiar e Colar uma peça do cadastro;
  • Na peça copiada altere o valor no campo "Diâmetro do esguicho", destacado na imagem a seguir.

O programa criará uma peça de usuário, em que é possível efetuar diversas alterações. Para mais informações sobre o cadastro de peças sugerimos a leitura do artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder.

Tal informação sobre o hidrante utilizado e fabricante deverá ser apresentada no memorial e possivelmente será considerada no momento de aprovação do projeto de hidrantes.