Circuitos

Associando ramais a equipamentos

Em um projeto de cabeamento estruturado, ao lançarmos um ponto de telecomunicação, este é criado associado a um circuito (ramal) e este circuito é criado livre, ou seja, não está associado a nenhum quadro e equipamento.

De acordo com a filosofia do projeto de cabeamento, para que a fiação seja inserida para um ramal, este deve estar associado a algum equipamento existente dentro de um rack. Sendo assim, após realizar o lançamento dos pontos, o lançamento do rack e inserir os equipamentos dentro do quadro é necessário associar os ramais aos equipamentos.

A maneira mais simples de associar um ramal a um equipamento é arrastando-o no Gerenciador. Porém, devido a grande quantidade de pontos normalmente existente em um projeto de cabeamento estruturado este processo pode se tornar trabalhoso.

Pensando nisso, o usuário pode Processar seu projeto antes de iniciar a associação pois assim o programa irá separar os pontos destinados a Dados e os pontos destinados a Telefone. Isto facilitará a associação já que, comumente, pontos destinados a mesma utilização são associados ao mesmo equipamento.


Processando o projeto

Após realizar o lançamento dos pontos, o lançamento do rack e inserir os equipamentos dentro do quadro, iremos processar o projeto, portanto:

  • Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar;
  • No diálogo Processar habilite O projeto Fiação;
  • Clique em OK;


Neste momento os pontos serão agrupados em PT Dados e PT Telefone na janela Gerenciador.



Associando os ramais aos equipamentos

Para associar os ramais aos equipamentos:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador
  • Na janela Gerenciador, selecione a opção PT Dados, arraste-a e solte-a sobre o equipamento desejado;

  • Realize este procedimento para associar os ramais do PT Telefone.


Realizando os procedimentos indicados neste artigo será possível associar todos os ramais aos seus respectivos equipamentos.