Condutos

Apagando condutos que ligam pavimentos

Em projetos com mais de um pavimento muitas vezes é necessário que exista uma ligação entre todos os pavimentos para que exista uma continuidade e seja possível realizar o dimensionamento do projeto.

Para realizar este procedimento o AltoQi Builder disponibiliza os comandos Ligar pavimentos e Lançar descidas que permitem que o usuário conecte elementos lançados em pavimentos diferentes.

Observação: Para mais informações acesse o artigo Como ligar vários pavimentos de uma única vez?. 

Um conduto ligando dois pavimentos é representado tanto no pavimento no qual foi inserido (onde está sua conexão inicial), como no pavimento inferior (no qual está sua conexão final). Note que uma indicação de  conduto que desce  é incluída na conexão do pavimento superior e uma indicação de  conduto que sobe  é incluída na conexão do pavimento inferior.

 

Durante a realização do projeto, pode ocorrer de, após realizar a ligação entre pavimentos, o projetista desejar apagar o conduto lançado. Este procedimento deverá ser realizado sempre através do pavimento superior, onde encontra-se a indicação de descida, pois será necessário selecionar o conduto que desce.

Para realizar este procedimento:

  • Abra o croqui do pavimento que possui a indicação de conduto que desce;
  • Clique com o botão esquerdo do mouse em um ponto à esquerda da indicação da descida;
  • Após, finalize o retângulo de seleção escolhendo um ponto à direita da indicação de descida;
Importante: O retângulo de seleção não deve englobar todo o desenho da conexão (quadro, caixa de passagem, captor) onde o conduto se apoia

  • A descida será selecionada;

  • Pressione a tecla Delete e ela será apagada;

  • Ao abrirmos o pavimento inferior a indicação de conduto que sobe também terá sido removida.
Observação: Se a indicação de conduto que sobe não for removida automaticamente recomendamos clicar sobre o elemento onde ela é exibida para que o programa atualize o lançamento. 

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível apagar um conduto ligando pavimentos.