Cadastro

Exemplo: Cadastro de reservatório de água (caixa d'água)

Para realizar o lançamento de um reservatório com dimensões diferentes dos reservatórios presentes no cadastro padrão da plataforma AltoQi Builder, faz-se necessário o cadastro de uma nova peça. O procedimento para cadastro do reservatório segue o mesmo padrão de cadastro de demais peças da plataforma AltoQi Builder, detalhado no artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder

Observação: A AltoQi possui também uma Biblioteca de peças BIM exclusiva com dados de cálculo e simbologias fornecidas diretamente pelos fabricantes. Para mais informações, acompanhe o artigo Como utilizar o cadastro disponível pelo Portal dos fabricantes?.

Para realizar o cadastro específico de um reservatório, acompanhe o procedimento a seguir. Para o exemplo será utilizado reservatório de polietileno de 7500 Litros.


Cadastro do item

  • Acesse a aba Arquivo e depois selecione a opção Cadastro;

  • Clique na aba Itens, e selecione a classe de materiais Reservatório cilíndrico, já que o reservatório de polietileno, para este exemplo, terá representação neste formato;
  • Selecione o Grupo de acordo com o material do reservatório. Para o exemplo, o grupo Polietileno já existente.
Observação:  Caso o grupo desejado não esteja disponível no cadastro padrão do programa AltoQi Builder, é possível criar um novo grupo de itens conforme ensina o artigo Como cadastrar um novo item no AltoQi Builder.
 

  • Mantenha o nome do Grupo de itens selecionado e depois clique no botão Adicionar  para que um novo item seja adicionado;
  • Depois de adicionado um item, altere o Nome deste conforme a descrição desejada para exibição na lista de materiais. Para o exemplo, descreveu-se o volume do reservatório.
  • Em Orçamento, se desejado, descreva as informações pertinentes ao orçamento também para exibição na lista de materiais.

Para este exemplo, será cadastrado um item de 7.500 Litros conforme a imagem abaixo. 

Finalizada a criação do item, deve-se cadastrar a peça correspondente. A seguir são apresentados os passos para criação da peça.


Cadastro da peça

  • Ainda na janela Cadastro, acesse a aba Peças;
  • Depois, selecione a classe de materiais Reservatório cilíndrico e expanda o Grupo de peças desejado como, por exemplo, o grupo Caixa d'água;

As peças dentro do grupo são nomeadas pelo volume do reservatório, para facilitar a sua identificação durante o lançamento no projeto hidráulico.

  • É possível utilizar as peças existentes no cadastro padrão como referência para o cadastro. Para isso, copie e cole uma das peças já existentes, conforme ensina o artigo Como Copiar e Colar uma peça do cadastro;
  • Selecione a peça recém copiada e edite os campos exibidos no grupo Peça conforme desejada. Para o exemplo, utilizou-se o volume do reservatório, 7500L.

  • Clique sobre a opção Itens associados e, em seguida, no símbolo de reticência que será exibido;
  • Na janela Itens associados, selecione o item cadastrado na etapa inicial deste material, conforme animação do exemplo abaixo.
  • Em seguida, clique em OK.

  • Defina no grupo Representação as informações sobre o posicionamento da simbologia e dos campos de indicação da peça, como indicado na imagem a seguir.


Observação: Para mais informações sobre o significado de cada campo do grupo Representação, recomendamos a leitura do artigo Como preencher as informações de Representação no cadastro da peça.

  • Defina nos grupos Geometria e Dados de cálculo as informações sobre as dimensões do reservatório e sobre o volume efetivo comportado pelo reservatório, como na imagem abaixo.

O valor para as opções de comprimento equivalente serão mantidos igual a zero pois são dependentes da peça compreendida na ligação do tubo de saída do reservatório.



Observação:  Os campos Diâmetro e Altura serão responsáveis por dar dimensão à representação paramétrica do reservatório, seja no croqui de projeto a partir da vista em 2D como também na Visão 3D, como é abordado no artigo Como preencher as informações de Geometria no cadastro da peça Caso desejado, é possível importar uma simbologia 3D e utilizá-la para representar o reservatório no modo realista. Este procedimento é descrito no artigo Como importar uma simbologia 3D e adicioná-la ao cadastro de uma peça.

  • Por fim, clique em OK para finalizar o cadastro do reservatório de água.

Finalizado o cadastro, será possível lançar as peças criadas através do comando de lançamento do ponto de Reservatório cilíndrico , disponível na guia Lançamento.