Fundações

Profundidade de sapata variável

Normalmente, a profundidade de uma sapata é definida como variável em projeto. Como no momento do projeto não sabemos exatamente qual a cota de assentamento da sapata, indicamos uma profundidade média, atribuindo também uma variação estimada dessa profundidade. Assim, quando as fundações forem escavadas, a cota de assentamento da sapata poderá ser determinada de acordo com as características do solo definidas em projeto, de modo a assentar a sapata em uma camada de solo que atenda a essas características.

No detalhamento gerado pelo Eberick, a altura do pilar de arranque é então definida como VAR, além de indicar variação configurada pelo usuário. Esta configuração pode ser alterada em  Estrutura - Configurações - Projeto - Detalhamento - Sapatas, por meio do item  Variação na profundidade.

Porém, o programa permite indicar diretamente a profundidade pré-estabelecida, sem que haja a indicação de uma variação. Isto é especialmente interessante em casos onde se possua um estudo de sondagem com vários pontos, sendo possível mapear toda a área de sapatas do projeto.

Para isso, acesse o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Detalhamento - Pilares, no grupo Fundações, alterando a opção Altura do pilar da fundação, de Variável para Cotada.

Fazendo isto, a fundação será cotada de acordo com a profundidade df definida no momento do momento do seu lançamento.