Estabilidade global

Multiplicador da rigidez axial para pilares

No Eberick, é possível definir um Aumento a rigidez axial dos pilares de um pavimento de acordo com um multiplicador definido pelo usuário. Esta configuração, localizada em Estrutura - Configurações - Projeto - Análise é importante para considerar efeitos construtivos que, por padrão não são avaliados pelo modelo matemático. Neste artigo, irei explicar em maior detalhe o papel desta configuração, de modo a auxiliá-lo a definir os valores cabíveis para o seu projeto.

Quando uma estrutura é analisada pelo método de pórtico espacial, o programa monta um modelo tridimensional do projeto, aplicando os carregamentos definidos pelo usuário neste modelo. Em linhas gerais, este cálculo considera que o edifício teve seu carregamento aplicado de uma só vez, com o projeto já executado. Isto significa que, para o Eberick, todos os deslocamentos da edificação ocorrem ao mesmo tempo.


Isto é, a compressão de um pilar nos pavimentos inferiores do projeto faz com que toda a prumada do pilar se desloque para baixo. Caso este deslocamento seja significativo, ou se ocorrer em diferentes intensidades, é possível que sejam criados esforços adicionais para travá-lo, de modo que o dimensionamento deve tornar-se mais robusto.

Em uma edificação real, os deslocamentos não ocorrem de uma única vez na estrutura. É importante notar que os pavimentos são construídos sequencialmente. Assim, ao construir um determinado pavimento da estrutura, ela se deslocará instantaneamente por conta das novas cargas que foram adicionadas. Como a concretagem do novo pavimento é realizada sempre a prumo, estes pequenos deslocamentos são absorvidos pelo nivelamento do pavimento no momento de concretá-lo. 


Na figura acima, este efeito é denotado por um fator de regularização, representado em verde. Perceba que os deslocamentos finais são bem menores. No Eberick, este efeito pode ser considerado atribuindo uma rigidez axial crescente para os pilares inferiores do projeto. Isto faz com que estes pilares se desloquem menos, o que é equivalente a esta parcela de regularização.

De modo geral, estes incrementos não devem ser grandes, variando cerca de 0.10 para cada pavimento da estrutura. Além disso, não é interessante que assumam valores muito elevados (pode-se tomar 3.0 como valor de referência) - como este coeficiente aumenta a rigidez dos pilares, adotar um valor muito elevado para este coeficiente pode sobrestimar a rigidez da estrutura, resultando em uma análise contra a segurança.


De todo modo, é importante manter em mente que estes valores dependem também do tipo de estrutura considerada, podendo variar de projeto a projeto. Assim, é interessante que o projetista valide esta utilização, analisando o comportamento da estrutura para cada caso de teste. Havendo definido os coeficientes mais adequados para o seu projeto, será possível analisar a estrutura de maneira mais assertiva.