Peças

Como lançar o ramal de ventilação?

De acordo com a NBR 8160:1999, é obrigatória a ventilação das instalações prediais de esgotos primários, a fim de que os gases emanados dos coletores sejam encaminhados convenientemente para a atmosfera, acima das coberturas, sem a menor possibilidade de entrarem no ambiente interno dos edifícios e também para evitar a ruptura do fecho hídrico dos desconectores, por aspiração ou compressão.

Lançamento do ramal de ventilação

A plataforma AltoQi Builder possui um recurso exclusivo para lançamento do ramal de ventilação no projeto sanitário para que esta peça seja melhor representada na visão 3D. Para lançar esta peça siga o procedimento indicado a abaixo.
  1. Acesse a aba "Lançamento";
  2. Selecione o comando "Ramal de ventilação", destacado na imagem a seguir;
  1. Clique no ponto desejado e tecle "Enter" para finalizar o comando.
Após finalizar o lançamento o ramal será representado tanto em planta baixa como na visão 3D, apresentada na imagem a seguir. 
 
Observação: Para que a ventilação fique posicionada corretamente deve-se também aplicar as inclinações nos tubos conforme descrito no artigo Como aplicar inclinação nos tubos da rede sanitária?.
 
O programa também possibilita definir o ângulo de ligação da ventilação com a rede sanitária em 45º ou 90º, para isto siga o procedimento indicado abaixo.
  1. Acesse o croqui onde o ramal de ventilação está lançado;
  2. Selecione o mesmo;
  3. Acesse a aba "Elementos" -"Propriedades";
  4. Na janela de propriedades localize o campo "Ângulo do ramal de ventilação" e selecione o ângulo desejado, conforme o exemplo da imagem abaixo;
  5. Também é possível alterar o campo "Desvio (cm)", que informa o quanto o conduto de ventilação estará acima do conduto de esgoto;
Após lançar o ramal de ventilação o mesmo será apresentado nas representações em planta baixa, visão 3D e na listagem de materiais.
A ligação do ramal com a coluna de ventilação, formando a "alça de ventilação", pode ser efetuado conforme mostrado no artigo: Exemplo: Lançamento do ramal vertical ligado na coluna de ventilação (alça de ventilação).