Pranchas e detalhamentos

Como inserir uma margem com selo?

No AltoQi Eberick, as pranchas são geradas inicialmente sem margens. Uma vez geradas, o usuário deverá inserir a margem na folha desejada. Neste artigo, irei mostrar como realizar este procedimento de uma maneira mais eficiente:

Criando um símbolo de margem

O primeiro passo é criar um símbolo que contenha a margem e selo que você deseja inserir no projeto. Para isto, o desenho deve ser importado e convertido para um símbolo conforme explicado em detalhe pelo artigo Como criar um símbolo no AltoQi Eberick. Em linhas gerais:

  • Execute o comando "Arquivo - Novo - Novo desenho";
  • Na janela de CAD que se abre, é possível desenhar o símbolo desejado, ou então importá-lo por meio do comando "Arquivo - Importar - Arquivo DWG/DXF";
  • Importe o seu arquivo de margem e faça as alterações necessárias.

Neste ponto, é importante destacar que você deve inserir e preparar a margem com o selo já preenchido. Isto é, com dados de nome, folha e data, por exemplo. Estes valores servirão como campos default, podendo ser alterados posteriormente:


  • Uma vez com o símbolo na tela, na guia "Elementos", grupo "Símbolo", acesse o comando "Criar" (botão );
  • Selecione o símbolo e tecle Enter
  • Selecione o ponto de referência da margem (normalmente um dos seus cantos).
  • Insira o nome do símbolo e onde será armazenado.
  • Confirme em Ok.

O símbolo terá sido criado. A janela de desenho pode então ser fechada. Não há necessidade de salvar o arquivo.


Inserindo o símbolo

Com a folha de detalhamentos aberta, na guia "Elementos", grupo "Símbolo", acesse o comando "Inserir" (botão ). Na janela que se abre, selecione a pasta onde o símbolo foi inserido e o símbolo:


Confirme em OK e posicione a margem da maneira adequada no desenho. Uma vez com a margem posicionada, podemos alterar os seus dados de texto. Para isso, dê um duplo clique no símbolo inserido. Na janela que se abre, serão exibidos todos os campos de texto presentes na margem:


Neste caso, você poderá alterar os campos default, como NOME DA OBRA e PROJETO ESTRUTURAL. Feitas as alterações, basta clicar em OK. O selo terá então sido inserido corretamente na prancha.