Planta de fôrma e locação

Como ajustar as coordenadas da planta de locação?

A planta de locação é uma maneira de posicionar os pilares e fundações de um projeto em relação a um eixo conhecido, de modo a viabilizar o seu posicionamento em obra. Por vezes, esta planta pode ser gerada em relação a um eixo que não é o ideal para a locação do projeto. Neste artigo, mostrarei algumas opções para adequá-la às coordenadas desejadas.

Origem da planta

Em alguns casos, a origem (0,0) da planta de arquitetura não se encontra em um lugar adequado para a origem da planta de locação das fundações. Isto pode fazer com que os pilares fiquem com cotas negativas, por exemplo. Por padrão, a origem da planta de locação é definida junto à origem do projeto. Assim, caso você tenha alinhado as arquiteturas pelo canto de uma escada, por exemplo, é este ponto que será utilizado como origem ao desenhar a planta de locação.

Porém, o Eberick conta com um comando que permite definir um ponto de marcação alternativo para a origem da planta de locação. 

Primeiramente, acesse um croqui qualquer do projeto e então Operações - Eixos de locação - Exibir ponto de marcação (botão ). Agora, o ponto de marcação para a planta de locação estará visível em seu croqui, sendo representado como a seguir:


Assim, basta acessar o menu Operações - Eixos de locação - Ponto de marcação (botão ) e selecionar o ponto que deseja como origem dos eixos. Fazendo isto, o ponto de marcação será reposicionado para o ponto selecionado. Da mesma maneira, as cotas da planta de locação serão medidas em relação a este novo ponto.

Eixos de locação

Por default, os eixos de locação do programa são gerados automaticamente, a depender do posicionamento dos pilares. Os critérios de geração destes eixos podem ser alterados em Estrutura - Configurações - Desenho - Planta de locação, na área Geração dos eixos:


Nesta seção, se destacam as seguintes configurações:

  • Referência: define se a cota do pilar será gerada em relação ao seu eixo geométrico do pilar, ou em relação ao seu ponto fixo.
  • Posicionamento: define se o eixo será gerado automaticamente ou definido pelo usuário
  • Agrupar eixos próximos: no caso de pilares desalinhados, esta configuração permite que os eixos próximos sejam agrupados, de acordo com o item distância máxima.

Caso você deseje adicionar, remover, ou alterar a cota desses eixos, marque a opção Definido pelo usuário e então clique em Definir. Na janela que se abre, você verá os eixos gerados automaticamente pelo programa, cujas coordenadas serão alteradas. Além disso, você pode adicionar e remover eixos por meio dos botões + e -, respectivamente.