Configurações

Principais configurações de dimensionamento: sapatas

O AltoQi Eberick possui diversas configurações que permitem ao usuário personalizar o processo de dimensionamento dos elementos estruturais de concreto armado. O dimensionamento é realizado pelo programa de acordo com as instruções normativas, porém existem diversos parâmetros variáveis de projeto durante este processo de dimensionamento, sendo responsabilidade do projetista definir os valores adotados para tais configurações.

Principais configurações de dimensionamento: sapatas

Em destaque na figura abaixo, seguem as principais configurações deste menu:

Tipo do solo 

Nesta opção é possível escolher entre os tipos de solo Arenoso e Coesivo. De acordo com o tipo de solo no qual a sapata é assentada a verificação ao deslizamento varia.

Pressão admissível

Este item configura o valor da pressão admissível na camada do solo onde serão executadas as fundações diretas com sapatas. O valor adotado deverá ser fornecido pelo usuário com base em estudos geotécnicos do solo.

Coesão

Configura o valor do parâmetro coesão dos solos coesivos.

Peso específico

Configura o valor do peso específico do solo usado no reaterro da cava de fundação. Com este valor, o AltoQi Eberick considera o peso do solo sobre a sapata no dimensionamento. No caso de sapatas sujeitas a tombamento devido a aplicação de forças horizontais e/ou momentos, o peso do solo irá contribuir no equilíbrio.

Ângulo de atrito

Configura o valor do parâmetro ângulo de atrito interno dos solos arenosos.

Redutor do atrito

Define a redução no ângulo de atrito do solo (valor recomendado: 0.67) ao verificar a segurança de uma sapata ao deslizamento, caso o tipo de solo seja "arenoso".

Armadura - Considerar momento mínimo

Na NBR 6118:2014, em seu item 17.3.5.2.1 – Armadura de tração é citado que “... em elementos estruturais superdimensionados, pode ser utilizada armadura menor que a mínima, com valor obtido a partir de um momento fletor igual ao dobro de Md...”. Em algumas situações de projeto, geralmente onde os esforços aplicados às sapatas são relativamente baixos, pode ocorrer de Md,mín apresentar-se superior a 2Md, gerando sapatas com taxa de armadura mais alta do que o esperado.

Nestas situações, pode-se desconsiderar o momento mínimo no dimensionamento das sapatas, ou seja, pode-se desabilitar a opção Considerar momento mínimo.