Configurações

Configurações de análise - Painéis de lajes

Antes de efetuar a análise, dimensionamento e detalhamento dos elementos que compõem uma estrutura é necessário definir as configurações que serão utilizadas no projeto. Muitas destas configurações têm influência direta nos esforços obtidos e até mesmo no dimensionamento dos elementos que compõem o projeto.

Pode-se ter acesso a todas as configurações disponíveis no programa através do menu Estrutura - Configurações - Projeto - Análise:

Painéis de lajes

 

Grelha não linear 

Com esta configuração é possível aplicar vinculações semirrígidas para redistribuir esforços negativos ou até reduzir picos de esforços em regiões específicas no dimensionamento das lajes.

Conforme é possível visualizar no artigo de Plastificação em lajes, ela pode auxiliar de maneira considerável no dimensionamento de lajes com formatos irregulares e variados. As definições de seus itens podem ser visualizadas no artigo acima citado. 

Espaçamento das faixas

A grelha das lajes maciças é utilizada para a determinação dos esforços e flechas elásticas na estrutura. O espaçamento entre as faixas é um fator importante nessa determinação de esforços e também na análise de aberturas em lajes.

É sempre necessário que o espaçamento das faixas seja inferior às dimensões de uma abertura inserida na laje ou de um pilar de apoio ou uma estaca isolada, para que na análise desses casos pelo menos uma barra da grelha conecte-se nesses elementos.

Caso esse espaçamento não seja adequado ao seu projeto, o processamento pode apresentar Erro no cálculo dos painéis de lajes, geralmente referindo-se ao Erro D74 - Espaçamento da grelha não é adequado.

Assim, recomenda-se sempre utilizar valores compatíveis com as dimensões de suas lajes e dos elementos inseridos no seu interior, como aberturas e pilares de apoio. Você pode adotar como uma sugestão de valores dos espaçamentos das faixas:

  • 10% a 15% do valor da menor dimensão da laje;
  • a menor dimensão da abertura ou pilar de apoio.

Vale lembrar que caso necessite alterar essa configuração para lajes específicas, é possível clicar duas vezes sobre a laje em questão e no botão Grelha na janela de edição dos dados da laje.

Mas fique atento pois valores muito baixos nesse espaçamento podem tornar o processo de cálculo dos painéis de lajes demasiado longo.

Modelo para dimensionamento

Essa opção permite ao usuário selecionar o modelo para dimensionamento das lajes, optando entre simplificado ou completo:

  • Modelo Simplificado: no modelo simplificado, o dimensionamento dos painéis de lajes é feito pelos esforços máximos de flexão. Essa situação favorece a execução da laje por apresentar um detalhamento mais simples bem como menor custo computacional (redução do tempo de processamento). Em contrapartida, pode gerar um aumento na quantidade de aço e, para alguns tipos de lajes com formatos irregulares, pode não ser o modelo mais adequado, por não considerar os momentos volventes (Wood&Armer). Isso pode exigir uma análise à parte pelo projetista, por exemplo em situações onde se faz necessário posicionar armaduras negativas devido a esforços de torsão em regiões próximas às "quinas" de lajes. Também não permite lançamentos específicos como lajes planas e aberturas em lajes.
  • Modelo Completo: o programa obtém os esforços em cada barra da grelha e calcula, ponto a ponto, a composição entre os momentos de flexão e torção, obtendo esforços finais para dimensionamento que já cobrem os momentos volventes nas lajes. A armadura necessária também é calculada ponto a ponto, para as faces inferior e superior da laje, o que permite que esta possa ser disposta pelo programa em faixas, com os diagramas existentes, e não apenas pelo esforço máximo em toda a laje. O detalhamento das lajes, pelo Modelo Completo, inclui, além da armadura positiva das lajes e da armadura negativa nas continuidades, regiões de armadura superior em qualquer ponto da laje no qual exista a ocorrência de um momento negativo não coberto pela armadura das continuidades, como, por exemplo, sobre pilares ou em cantos reentrantes da laje.

Escadas

No cálculo da estrutura, os painéis de lajes de cada pavimento são montados, calculados e suas reações são transmitidas às vigas onde estas se apoiam. Após isto, é montado o pórtico espacial da estrutura.

Com a incorporação de escadas, estas são calculadas ao mesmo momento das lajes, só que em separado destas últimas. Assim são calculados os painéis de lajes, as escadas e suas reações transmitidas ao elementos de apoio.

No modelo das escadas são incluídos somente os elementos lançados como Lance ou Patamar. No modelo das lajes são incluídos somente os elementos lançados como Laje ou Rampa.

Diferente das lajes, que são calculadas por pavimento, para as escadas, tem-se duas opções:

  • Pavimentos independentes: cada escada é calculada em seu pavimento, como é feito para as lajes.
  • Projeto inteiro: todos painéis de escadas de cada pavimento são analisados em conjunto.

Caso em algum pavimento um pilar esteja próximo ou dentro do lance da escada, é possível desconsiderá-lo na montagem da grelha até um determinada distância, configurável na opção Desconsiderar o pilar para distância menor que.

Aberturas 

Permite configurar critérios para que as aberturas pequenas, lançadas em lajes maciças, possam ser consideradas como furos para o dimensionamento e detalhamento da laje. 
  • Dispensar verificação de aberturas quando
    • Dimensão do furo menor ou igual a: para ser considerada como furo, a abertura deve ter dimensão menor ou igual a configurada.
    • Distância entre furos maior que: define a distância mínima entre as faces das aberturas adjacentes.
      • L/2: metade do vão da laje na direção analisada
      • Valor definido pelo usuário
  • Verificar distância do apoio: caso esse item esteja marcado, o programa verifica se a abertura da laje se encontra a uma distância do apoio maior que 1/4 do vão na direção considerada.
  • Dispensar análise de aberturas com incompatibilidade: quando marcada, permite dispensar a análise de aberturas em lajes, quando as mesmas possuem algumas incompatibilidades quanto à dimensão e posição em relação à grelha e ao bordo da laje. Quando habilitada, caso exista algum elemento inconsistente deixa de exibir o Erro D74 - Espaçamento da grelha não é adequado e passa a exibir o "Aviso L22 - Posição da abertura não permite discretização adequada da laje LX". 
ObservaçãoVale destacar que a opção " Dispensar análise de aberturas com incompatibilidade" está disponível a partir da atualização 2023-08.