Filosofias de lançamento

Como realizar o lançamento de um projeto de SPDA com níveis diferentes

É comum ser necessário realizar o projeto de SPDA de uma edificação com vários níveis.

Para realizar o lançamento de um projeto como este no QiSPDA, recomendamos que o projetista crie uma edificação com pavimentos que complementem a altura de cada nível. Este procedimento facilitará o lançamento dos elementos de projeto.


1 - Criando a edificação

Para criar adequadamente uma edificação para realizar este tipo de projeto:

  • Crie uma nova edificação através do menu Arquivo – Novo – Nova edificação;
  • No Passo 4 de 5 crie os pavimentos, no exemplo exibido acima teremos quatro pavimentos;
  • Finalize a criação da edificação.


2 - Lançando as áreas de exposição nos pavimentos

A área de exposição é um elemento importantíssimo que será utilizado para determinar valores para o detalhamento do projeto, calcular a área de exposição equivalente, delimitar a região a ser protegida pelo projeto de SPDA e será utilizada como referência para executar o dimensionamento.

Observação: Para lançar uma área de exposição recomendamos a leitura do artigo Como lançar a área de exposição.

Considerando o exemplo exibido neste artigo e a criação dos pavimentos como indicado no item 1 as áreas de exposição poderão ser lançadas na elevação 0 cm em todos os pavimentos, contornado apenas os elementos existentes naquele nível.


Observação: Lembramos que a altura total do projeto, informada no memorial de cálculo, é obtida pela soma do nível do último pavimento e da altura da área de exposição lançada neste.

3 - Lançando os pontos

Para realizar o lançamento deve-se verificar a posição real dos pontos e informá-la na guia Lançamento - grupo Rede, de forma a incluir cada elemento em sua altura real.


3.1 - Lançando os elementos de aterramento

O lançamento destes elementos deve ser realizado na altura 0 cm do pavimento inferior (pavimento Nível 1 do exemplo proposto acima).



3.2 - Lançando os elementos de proteção (malhas e captores)

Para realizar o lançamento destes elementos deve-se verificar a posição real dos pontos e informá-la na guia Lançamento - grupo Rede. Por exemplo, se desejamos incluir um captor no local indicado na figura abaixo, será necessário abrirmos o pavimento Nível 2 e lançarmos o captor na altura 0 cm.



Após realizar o lançamento de todas as conexões desejadas deve-se realizar o lançamento das descidas, de modo automático ou manual, ligando os pavimentos.

Observação: Para ligar pavimentos de forma manual recomendamos a leitura do artigo Como lançar condutos ligando dois pavimentos adjacentes? e para realizar o procedimento de forma automática recomendamos a leitura do artigo Como ligar vários pavimentos de uma única vez?



Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível realizar o lançamento de um projeto com níveis diferentes de uma forma que o programa realize a verificação da proteção do sistema de SPDA.