Lajes

Erro A14 - Necessidade de armadura dupla

No AltoQi Eberick, o dimensionamento de elementos de laje, aí incluídos reservatórios e paredes de contenção, prevê a utilização de armaduras tracionadas apenas. A depender do lançamento realizado e, consequentemente, dos esforços gerados na laje, é possível que a seção resultante seja superarmada. Neste caso, seriam posicionadas armaduras de compressão na parte oposta da laje, de modo a apresentar uma armadura dupla.

Nestes casos, o AltoQi Eberick desconsidera esta armadura e emite o Erro A14 - Necessidade de armadura dupla. Como esta situação está relacionada majoritariamente aos esforços da laje, as suas soluções estão direcionadas a alterar o modelo estrutural. Neste sentido, pode-se optar por:

  • Aumentar a seção da laje: aumentando a seção da laje, aumenta também a sua rigidez. Neste sentido, o dimensionamento destes elementos deve ser menos robusto, de modo a resultar em uma taxa de aço menor.
  • Diminuir os esforços na laje: por vezes, mesmo ao aumentar a seção da laje, o erro de dimensionamento persiste. Nestes casos, pode ser interessante tomar medidas para diminuir os esforços nas lajes, como reduzir o seu vão, por exemplo.
  • Alterar o tipo de laje: É importante notar que o tipo de laje também interfere nestes esforços. Lajes unidirecionais, por exemplo, tendem a concentrar cargas lineares em nervuras específicas, fazendo com que o dimensionamento da nervura em questão fique muito custoso. Assim, adotar uma laje bidirecional, ou alterar a orientação dessas nervuras, pode ser interessante para o dimensionamento da laje.