Lajes

Erro A04 - CG da armadura muito alto (Lajes)

Segundo o item 17.2.4.1 da NBR 6118:2014, a distância do centro de gravidade da armadura longitudinal até a armadura mais afastada da linha neutra não deve superar 10% da altura da seção da laje. No AltoQi Eberick, é possível configurar este valor entre 5% e 20%, a critério do usuário, no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento – Lajes - Limites - Relação máxima entre altura e CG da armadura. Quando a relação máxima entre altura da viga e o CG da armadura da viga for maior que o valor configurado, o AltoQi Eberick apresenta o erro A04 – CG da armadura muito alto no dimensionamento do elemento estrutural.

Para lajes, esta verificação é especialmente importante. Por serem elementos de pouca espessura, a altura à qual a armadura fica limitada é pequena, como pode ser visto na imagem acima. Neste caso, o exemplo consiste em uma laje nervurada. Abaixo estão listadas algumas opções para contornar esta situação.

Largura da nervura

Para lajes com nervuras (treliçada, nervurada, pré-moldada), as armaduras são posicionadas dentro da nervura. Caso esta nervura seja muito estreita, pode não ser possível posicionar duas barras positivas na região. Neste caso, o programa opta por posicioná-las em duas camadas diferentes, o que aumenta significativamente o CG da armadura, quando se leva em consideração a pouca espessura da laje. Neste caso, você poderá adotar uma nervura de maior largura na janela de lançamento da laje, como mostrado abaixo:

Largura das nervuras transversais

Nervuras transversais são utilizadas em lajes treliçadas. Podem ter o objetivo de enrijecer as nervuras longitudinais, no caso de lajes unidimensionais, ou de transferir esforços na direção transversal, no caso de lajes bidirecionais. Assim, como no caso acima, se estas nervuras não apresentarem largura os suficiente, as armaduras necessárias podem não dispor de área útil para que sejam posicionadas. 

Para aumentar a largura das nervuras transversais, é necessário alterar as configurações do bloco de enchimento associado à laje. Para isto, acesse o menu Estrutura - Configurações - Sistema - Blocos de enchimento e selecione a laje e bloco de enchimento utilizados. Clicando em ..., altere o valor de cc, como mostrado abaixo. Cabe destacar que o valor de cc é equivalente à metade de uma nervura, de modo que, no exemplo abaixo, as nervuras transversais serão de 9cm.

Habilitar armaduras com bitolas maiores

Quanto maior o diâmetro das barras utilizadas, menos barras serão posicionadas na seção. Com isso, reduz também o número de camadas necessárias e, consequentemente a altura do CG do conjunto. As armaduras habilitadas para o cálculo das lajes são configuradas em Estrutura - Configurações - Projeto – Materiais e Durabilidade – Lajes – Bitolas.

Rever a configuração “Relação máxima entre altura e CG da armadura”

Conforme apresentando anteriormente, o AltoQi Eberick permite configurar a relação máxima entre altura e CG da armadura de 5% a 20%. Com isso, uma possível solução seria rever esta configuração em Configurações – Dimensionamento – Lajes - Limites - Relação máxima entre altura e CG da armadura.

Ajustar a seção da laje

Ao aumentar a altura da laje, além de diminuir a área de aço, pois tem-se uma altura útil “d” maior para a peça, a relação entre a altura da laje e a distância entre armadura mais distante da linha neutra até ao CG da armadura também é reduzida. Alternativamente, é possível alterar a concepção estrutural para que os esforços na laje diminuam, resultando em um dimensionamento menos robusto.