Lançamento automático

Exemplo: Lançamento hidráulico automático em alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo em que as paredes da edificação são feitas por blocos responsáveis pela formação da estrutura da construção e vedação de espaços, que promovem segurança, protegem a edificação de intempéries ambientais e ainda, suportam as cargas devido à gravidade.

Observação: Edificações de alvenaria estrutural não permitem a passagem de fluidos pelas paredes, exceto nos casos em que não há necessidade de corte para instalação e manutenção.

Alternativas comumente empregadas para instalações hidráulico-prediais são as seguintes:
  • Tubulações verticais: criação de shafts, tubulações externas protegidas por carenagem ou furos verticais nos blocos das paredes hidráulicas;

  • Tubulações horizontais: caminhamento por baixo da laje de teto e acima do forro falso;

  • Paredes de vedação.

O presente artigo apresenta os passos para lançamento hidráulico automático em edificações de alvenaria estrutural com o exemplo para uma Cozinha composta por pia, máquina de lavar roupas e tanque de lavar roupas, como apresentado na figura abaixo.

  • Acesse a guia Arquivo, opção Configurações...;
  • Junto da aba Hidráulico, selecione o grupo Preferências e em seguida a opção Elevações, como explicitado no artigo Configurando as alturas dos tubos no esquema de lançamento automático;

Verifique que serão apresentadas opções de elevação em relação ao nível zero do pavimento corrente dada a posição dos ramais e registros, Alto ou Baixo.

  • Neste exemplo, serão alteradas as informações para ambiente em elevação Baixo;
  • Como as tubulações horizontais estarão localizadas entre a laje do teto e o forro falso, será utilizado um valor menor para o ramal de água fria. Atribua o valor 3 para este campo, como destacado abaixo;


Observação: Destacamos que é possível alterar as demais elevações associadas à rede hidráulica de acordo com as preferências do projetista.

  • Clique em OK para salvar as alterações.

A partir deste momento, o lançamento hidráulico automático estará configurado de acordo com as elevações determinadas.

  • Acesse o detalhe isométrico criado para o ambiente de lançamento, e realize o lançamento hidráulico automático como descrito no artigo Como efetuar o lançamento hidráulico automático?;

Para este exemplo, foi selecionado o esquema de lançamento PIA(65cm) + MLR(60cm) + TLR(65cm) + RGC AF.

Observação: Ressalta-se que, devido a alvenaria estrutural, não devem haver tubulações horizontais que cortem as paredes. Nestas situação, as opções de posição da coluna, lado de deslocamento e distância devem ser escolhidas com atenção.

O modelo gerado a partir da visão tridimensional realista, ao finalizar o lançamento hidráulico automático, será equivalente ao indicado na sequência.