Fiação

Alterando a categoria da fiação

Durante a etapa inicial e avaliação de um projeto de rede de comunicação, se faz necessário, previamente, escolher o tipo de cabo e a categoria de acordo com a aplicação e utilização da rede.

Esses cabos podem ser alterados em qualquer momento durante a realização do projeto. Para facilitar esta alteração o QiBuilder permite modificar as propriedades de vários circuitos ao mesmo tempo.

Assim, com poucas modificações, o projeto passará a dispor de uma nova fiação e categoria, garantindo assim maior flexibilidade e rendimento durante a realização do projeto.


Alterando a fiação de mais de um circuito por vez 

Em um exemplo prático, visualize um projeto na qual se utiliza o cabo UTP-5e (24AWG)  em todos os pontos, e optou-se por redimensionar a rede, substituindo todo o cabeamento para cabo UTP-6 (24AWG).


Para alterar a fiação de mais de um circuito por vez realize o seguinte procedimento:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador
  • Na janela Gerenciador, clique com o botão direito do mouse sobre qualquer circuito e selecione Propriedades;

  • No diálogo Propriedades dos circuitos, na coluna Circuitos (à esquerda do diálogo), clique sobre o primeiro circuito e então, pressione a tecla Shift e clique sobre o último circuito da sequência;
  • Selecione a fiação desejada;
  • Clique em OK.


Observação: Repita este procedimento acessando os circuitos de todos os racks lançados no projeto.

Se a fiação já estiver inserida no projeto, após realizar essa alteração será necessário Processar o projeto para atualizar as informações, portanto deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar;
  • No diálogo Processar habilitar O projeto Fiação;
  • Habilitar as Opções Passar fiação e Dimensionar circuitos;
  • Clicar em OK.

A fiação será atualizada.


Observações: Lembrando que somente a troca da categoria dos cabos dos circuitos não define que toda a rede esteja estruturada para categoria 6. Deve-se também alterar os patch cords utilizados nas ligações entre equipamento, as especificações dos conectores de rede, patch panel’s, switch’s, entre outros equipamentos, ativos e passivos, que compõem um canal ou enlace de comunicação.

Realizando as alterações nas propriedades indicadas acima o projetista pode alterar a categoria da fiação utilizada na alimentação dos circuitos do seu projeto.