Peças

Indicação - Peça subdimensionada/superdimensionada

O AltoQi Builder emite alertas a partir de indicações de  triângulos amarelos  e  vermelhos  no projeto com a finalidade de atrair a atenção do usuário para o ponto em que é exibido tal triângulo. Estas indicações permitem que o projetista verifique possíveis problemas associados ao lançamento ou dimensionamento no projeto.

Observação:  Para verificar qual a mensagem que a indicação de triângulo traz, segure o mouse sobre o triângulo e a mensagem será exibida em seguida.

A mensagem  Peça subdimensionada/superdimensionada  se restringe aos projetos  Hidráulico Incêndio e Sanitário , e significa que o aparelho hidráulico ou unidade de tratamento definido não atende ou está excedendo os seus critérios de dimensionamento.

Observação:  Esta mensagem somente será atualizada após (Artigo) Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder? do projeto.

Como solucionar?

A apresentação desta mensagem é solucionada de acordo com o aparelho lançado e as propriedades de dimensionamento adotadas para tal peça, de um modo geral, é possível efetuar o procedimento a seguir:

  • Selecione o aparelho que apresenta a indicação de triângulo por subdimensionamento/superdimensionamento;
  • Acesse a guia Operações - grupo Peças - comando Definir peças;
  • Na janela Peça apresentada à direita da tela, habilite o filtro Dimensionamento, de modo que este fique com coloração diferenciada, destacado em azul na figura abaixo;
  • Perceba que a peça definida inicialmente ficará em vermelho. As peças que atendem ao dimensionamento ficarão com a descrição na cor preta;

  • Clique na tecla <Esc> para finalizar o procedimento.

Constam, na sequência, considerações direcionadas a cada situação.

Peça subdimensionada

Esta indicação, em forma de triângulo vermelho, é apresentada quando o dimensionamento da peça definida é inferior ao dimensionamento calculado com base nas propriedades da edificação ou mesmo da própria peça, como exemplificado abaixo.


Esta situação pode ser observada em hidrômetros, reservatórios, aquecedores, placas solares, e unidades de tratamento. Para solucioná-la efetue o procedimento do tópico acima.

Caso deseja ratificar as informações consideradas no dimensionamento do aparelho, proceda com os seguintes passos:

  • Selecione o aparelho que apresenta a indicação de subdimensionamento;
  • Acesse a guia Elementos - grupo Acessar - comando Propriedades;

  • Na janela Propriedades apresentada à direita da tela, localize o grupo Dimensionamento, como indicado a seguir. Compare os valores obtidos no subgrupo Dados, dependentes dos critérios de dimensionamento, com os valores do subgrupo Resultados, resultantes da peça lançada pelo usuário;

  • Clique na tecla <Esc> para finalizar o procedimento.

Nesta ilustração, os resultados estão inferiores aos dados de referência. Portanto, defina uma peça com dimensionamento adequado, a partir do procedimento do tópico anterior.

Abaixo estão elencados artigos que complementam a solução desta mensagem, de acordo com a peça lançada:

  1. Aquecedor de passagem: Lançamento de aquecedor de passagem a gás no projeto hidráulico;
  2. Placa solar: Dimensionamento da placa solar para aquecimento da água no projeto hidráulico;
  3. Reservatório de concreto: Como configurar as dimensões de um reservatório de concreto?
  4. Unidade de tratamento: Como definir a habitação do tanque séptico e a vazão nas demais unidades de tratamento?.

Peça superdimensionada

Esta indicação, em forma de triângulo amarelo, é apresentada quando o dimensionamento da peça definida é superior ao dimensionamento calculado com base nas propriedades da edificação ou mesmo da própria peça, como exemplificado abaixo.


Esta situação pode ser observada em hidrômetros, reservatórios, aquecedores e placas solares.

Observação:  Quando a definição de peça superdimensionada corresponde à concepção do projeto adotada pelo projetista, a indicação de superdimensionamento pode ser ignorada.

A seguir estarão elencadas as situações mais comuns para a definição peças que estão superdimensionadas.

Reservatório

Esta indicação mostra que as dimensões do reservatório estão maiores que o valor calculado pelo programa. Isto acontece, porque as dimensões da peça lançada são referentes as peças comerciais e por critério de segurança, serão sempre maiores ou iguais aos valores dimensionados. Quando os valores forem maiores, o programa indicará a peça como superdimensionada e neste caso, é possível ignorar esta mensagem. 

Assim, verificamos como solucionar a indicação Peça subdimensionada/superdimensionada.