Pilares

Pilar com seção L aberto

O AltoQi Eberick permite o lançamento de pilares com seção composta como pilares com seção T, seção L e L aberto.  Para efetuar o lançamento dos pilares com formato "L aberto" antes é necessário verificar qual o ângulo da viga com a horizontal. Para exemplificar tal lançamento, iremos utilizar o croqui abaixo, posicionando os pilares nas exterminadas da viga V10. Para isso, inicialmente deve-se descobrir qual o ângulo que a viga V10 faz com a horizontal, conforme os passos abaixo:
  1. Acesse a guia "Lançamento", grupo "Outros", e clique no botão "Definir ângulo base" ();
  2. Clique sobre a viga V10 e após pressione a tecla <ENTER>.
  3. Após isso, na parte inferior da tela é indicado qual o ângulo da viga V10 com relação à horizontal:

Sabendo que o ângulo da viga V10 com a horizontal é de 5.41 graus o ângulo de abertura dos pilares com seção L aberto que estarão conectados nas extremidades desta viga serão:

  • 90 graus + 5.41 graus = 95.41 graus
  • 90 graus - 5.41 graus = 84.59 graus

Conhecendo a inclinação da viga V10 podemos prosseguir com o lançamento dos pilares. Para lançar o pilar L aberto que será posicionado na extremidade superior esquerda proceda conforme os passos abaixo:

  • Acesse a guia "Lançamento", grupo "Pilares", comando "Pilar" (botão )
  • Defina a seção do pilar como "seção L aberto", o item "Ângulo de rotação" como 0º, ângulo de abertura como 84.59º e edite as dimensões da seção do pilar (b,h,b1 e h1) para os valores destacados na figura abaixo:
  1. Pressione o botão "OK" para confirmar as informações da janela de lançamento do pilar;
  2. Defina a posição do pilar clicando no nó de encontro entre as vigas V6 e V10;        
Para definir o ângulo do pilar mova o cursor para uma região próxima ao nome da viga V6 e clique em qualquer ponto desta região, note que as abas do pilar L aberto passam a ficar alinhadas com suas vigas de apoio: 

  • Pressione a tecla <ENTER> para definir o vértice fixo do pilar pelo seu centro;
  • Caso o programa solicite qual o deslocamento do pilar com relação à seu vértice fixo defina este deslocamento e após pressionando a tecla <ENTER>, caso esta informação não seja solicitada simplesmente pressione a tecla <ENTER> para encerrar o comando. 
Após estes passos o lançamento do pilar deve ser indicado como na figura abaixo:
Para definir o lançamento do outro pilar com seção "L aberto" na outra extremidade da viga V10 proceda conforme os passos a seguir:
  • Acione novamente o comando "Pilar";
  • Defina a seção do pilar como "seção L aberto", o item "Ângulo de rotação" como 0º, ângulo de abertura como 95.41º e edite as dimensões da seção do pilar (b,h,b1 e h1) para os mesmo valores do pilar lançado anteriormente;
  • Pressione o botão "OK" para confirmar as informações da janela de lançamento do pilar;
  • Defina a posição do pilar clicando no nó de encontro entre as vigas V9 e V10;
  • Para definir o ângulo do pilar mova o cursor para uma região sobre o eixo da viga V10 e clique em qualquer ponto sobre o eixo da viga V10, note que as abas do pilar L aberto passam a ficar alinhadas com suas vigas de apoio;
  • Pressione a tecla <ENTER> para definir o vértice fixo do pilar pelo seu centro;
  • Caso o programa solicite qual o deslocamento do pilar com relação à seu vértice fixo defina este deslocamento digitando o número 0 e após pressionando a tecla <ENTER>, caso esta informação não seja solicitada simplesmente pressione a tecla <ENTER> para encerrar o comando.

Após estes passos o lançamento do pilar deve ser indicado como na figura abaixo:

Metodologia de dimensionamento de pilares

O método de cálculo para pilares com seção composta adotado no programa é o método do pilar-padrão com curvatura aproximada. Mais informações à respeito deste método podem ser obtidas no item 15.8.3.3.2 da NBR6118/2014. 
A verificação ao dimensionamento de pilares é efetuada através do processo iterativo (Linha neutra). O princípio básico deste processo é o de pesquisar uma posição da linha neutra para que deixe a seção em equilíbrio, ou seja, a somatória das cargas verticais (carga aplicada e reações no concreto e na armadura) igual a zero e somatória dos momentos em qualquer direção também igual a zero. Com isto, obtém-se os momentos resistentes e comparam-se aos momentos aplicados. Caso forem maiores, a seção será considerada suficiente para resistir aos esforços aplicados.
O fundamento deste processo é:
  • Determina-se a seção transversal, armadura e carga axial atuante;
  • Fixa-se uma certa inclinação para a linha neutra;
  • Pesquisa-se iterativamente a posição da linha neutra que equilibre os esforços internos e externos;
  • Obtém-se os momentos internos resistentes para a posição de equilíbrio;
  • Varia-se a inclinação da linha neutra, obtendo novos pares de momentos resistentes;

Ao final, tem-se um diagrama de momentos internos resistentes. Caso o momento externo atuante seja inferior (ponto dentro do gráfico), a segurança do pilar está garantida. O diagrama de interação pode ser gerado através da janela de dimensionamento do pilar, acessando a opção "Interação" (botão ) sendo indicados:

  • Curvas de momentos internos resistentes, sendo uma referente à carga axial mínima e outra à máxima;
  • Retas referentes aos momentos externos aplicados (considerando-se já as excentricidades acidental e de 2ª ordem). A reta destacada refere-se à situação mais crítica;
  • Indicação da seção transversal do pilar e armadura utilizada;
  • Indicação da segurança calculada
Neste processo são feitas iterações para determinar a inclinação da linha neutra, de uma iteração para outra é feito um incremento do ângulo da linha neutra, este incremento pode ser configurado no programa e quanto menor for o seu valor mais preciso é o dimensionamento efetuado. Para modificar o valor de incremento do ângulo acesse a  Guia Estrutura > Configurações > Projeto > Dimensionamento > Pilares > Linha neutra > Incremento do ângulo. 

Utilizando um valor menor de incremento do ângulo tem-se maior precisão no dimensionamento de pilares e redução na quantidade necessária de armadura. 
Em geral, um valor de 30º para este item atende com boa precisão ao dimensionamento de pilares com seção retangular, em pilares com seção composta pode haver maior influência no dimensionamento do pilar ao reduzir o valor deste item, mas lembrando que quanto menor o valor utilizado para o incremento do ângulo maior também é o tempo necessário para efetuar o dimensionamento de um pilar. Não é recomendável adotar valores muito pequenos para este parâmetro (valores menores que 10º, por exemplo) visto que o tempo necessário para efetuar o dimensionamento do pilar pode aumentar consideravelmente.

Configurações de detalhamento

Dentre as configurações de detalhamento de pilares disponíveis no programa, para o caso específico de pilares compostos destaca-se a configuração "Seção L aberto", disponível na Guia Estrutura > Configurações > Projeto > Detalhamento > Pilares: 
É possível definir o detalhamento de um pilar com seção L aberto como "Simples" ou "Composto":
- Simples: A armadura de cisalhamento do pilar "L aberto" é gerada com u m único estribo para a seção :
- Composto: A armadura de cisalhamento do pilar “L aberto” é gerada por dois estribos, sendo um para cada aba que compõe a seção: