Paredes de contenção

Paredes de Contenção e Reservatório no AltoQi Eberick

As Paredes estruturais são elementos planos, análogos às lajes. Nos dois casos, o modelo adotado pelo programa baseia-se na subdivisão do elemento em faixas, cujas propriedades físicas e geométricas passam a ser representadas através de um reticulado de barras que compõem uma grelha (processo da "Analogia de grelha"). 



A montagem da grelha de barras é feita a partir da delimitação do contorno (que, no caso das paredes, é sempre retangular) e do espaçamento entre barras da grelha, definido na configuração Análise, botão "Painéis de lajes", grupo "Grelha". A principal diferença entre a análise das lajes e das paredes é a de que as paredes são incluídas diretamente no modelo do pórtico espacial, enquanto que cada pavimento de lajes é analisado separadamente, com a atribuição das reações sobre as vigas do pórtico. 


Embora as barras usadas para representar lajes e paredes de reservatórios sejam incluídas no pórtico exatamente da mesma forma que as vigas e pilares, os esforços nessas barras não são apresentados no Pórtico unifilar, para fins de clareza.

Para visualizar os esforços nas barras dos reservatórios, deve-se abrir a janela de reservatórios correspondente e nela acessar o diagrama de Grelha 3D.


Em relação aos elementos adjacentes, as barras de contorno das lajes e paredes de reservatório podem ser bordos simples (caso da ligação entre uma parede e uma laje de fundo, por exemplo), mas, em outros casos, envolvem vigas ou pilares. Nesses casos, como as lajes e paredes precisam ser discretizadas no pórtico, as barras dos apoios serão subdivididas, com influência nos resultados obtidos. 


Quando uma parede é lançada no croqui a partir de um pilar, a barra vertical do pilar será dividida em trechos. Se esse for o encontro de duas paredes perpendiculares, os esforços serão desprezíveis pelo travamento do pilar nas duas direções. Em outras situações, especialmente no caso de paredes de contenção, os pilares servem como apoio das paredes, assim como as vigas servem de apoio às lajes. 




Observação: Na janela de dimensionamento dos pilares são exibidos os esforços máximos ao longo do conjunto de barras

Como o pilar é montado no pórtico espacial como uma barra vertical posicionada em seu centro de gravidade, nas situações em que paredes chegam em diferentes posições em um mesmo pilar, deve-se fazer uso de barras rígidas, ligando as paredes às barras rígidas e estas ao pilar. 




Nesses casos a ligação das paredes com o pilar será diferente, sem continuidade das barras da discretização das paredes com a barra vertical do pilar, sendo ligadas ao elemento somente no topo e na base. 




Uma laje de reservatório usualmente apoia-se apenas em paredes estruturais. Em alguns casos, todavia, pode ser necessária a inclusão de alguma viga no reservatório. Como os elementos são analisados em conjunto, os resultados obtidos são bastante precisos. No caso de alguma viga delimitar uma laje de reservatório, a barra nesse trecho será subdividida e o diagrama de esforços será resultante do funcionamento conjunto laje - viga.




Nesse caso, não se aplica o conceito de "reação" entre a laje e a viga. Ao verificar essa viga na janela de vigas, o carregamento distribuído referente à reação das lajes será nulo. Os diagramas de esforços apresentarão os valores ao longo das diversas barras, como se fossem uma só. O dimensionamento é feito normalmente, com base na envoltória de esforços internos, com a diferença de que o "formato" dos diagramas pode se afastar um pouco do usual, pelo funcionamento conjunto laje - viga.


Para criar uma Parede estrutural, deve-se ter em mente que esse elemento sempre liga dois croquis adjacentes e, portanto, o topo da parede está em um croqui e a base no croqui inferior. A ligação entre os pavimentos é feita unicamente com base no nome informado para as paredes. Para que o programa crie uma parede estrutural, devem ser lançados dois elementos "Parede" com o mesmo nome em croquis adjacentes. Se for lançada uma parede em apenas um croqui, esse erro poderá ser visto no Pórtico 3D (pois a parede não aparecerá) ou no processamento da estrutura, que será interrompido com a mensagem " ERRO L38 - A parede não possui continuidade ". 

Assim, deve-se realizar o lançamento no pavimento superior e copia-lo para o pavimento inferior para o correto posicionamento. Caso o pavimento em que foi lançado possua nível intermediário, o próprio pavimento deve ser selecionado no momento da cópia para que as paredes sejam copiadas também para o nível intermediário.




Acompanhe os demais artigos para mais detalhes a respeito do lançamento de paredes de contenção e reservatório.