Módulo Visus Infraestrutura

Produção de equipe

O orçamento para projetos de infraestrutura tem obrigatoriamente, uma série de fatores adicionais para calcular de forma precisa todos os custos envolvidos. O que torna essa implementação interessante é que, em muitos casos, esses fatores também podem auxiliar nos projetos de orçamento para edificações. Com os recursos novos voltados para infraestrutura, foi implementado ao sistema de licenças do AltoQi Visus Cost Management o módulo Infraestrutura.

A partir da versão 2023-11 do AltoQi Visus Cost Management o software passa a disponibilizar recursos para elaboração de projetos de orçamento de obras de infraestrutura. Alguns destes recursos são, portanto, atribuídos ao módulo de Infraestrura do software, e para que o usuário tenha a sua disposição, será necessário adquirir este adicional em sua licença. Nesta série de artigos, estaremos apresentando as funcionalidades deste módulo. 

  • Relatório de insumos e composições no padrão SICRO 
  • FIC - Fator de incidência de chuva (este artigo)
  • FIT - Fator de interferência de tráfego
  • Custo de transporte
  • Produção de equipe (este artigo)

Um aspecto importante no projeto de orçamento, principalmente em projetos de infraestrutura, é considerar a produtividade da equipe em uma hora de trabalho, ou seja, o custo unitário de execução daquele serviço (equipamentos e mão de obra), são extraídos em função quantidade produzida pela equipe em um período de 1 hora.

Por exemplo: se uma determinada equipe, considerando mão de obra e equipamentos possuem um custo horário total de R$ 1000.00 e esta equipe é capaz de produzir 2 unidades de um determinado serviço. O custo unitário de execução desta atividade será de R$500,00.

Resumidamente, o custo unitário de execução é o quociente da equação, onde o custo horário total é dividido pela produção da equipe:


Na imagem a seguir destacamos estes dados.


Com o intuito de incluir a produção da equipe nos cálculos das composições, foi adicionado no software, uma configuração que permite definir a produtividade da equipe para cada composição. Acessando as composições no banco de dados do programa, o usuário poderá verificar o valor definido, bem como edita-lo.