Módulo Visus Infraestrutura

Custo de transporte

O orçamento para projetos de infraestrutura tem obrigatoriamente, uma série de fatores adicionais para calcular de forma precisa todos os custos envolvidos. O que torna essa implementação interessante é que, em muitos casos, esses fatores também podem auxiliar nos projetos de orçamento para edificações. Com os recursos novos voltados para infraestrutura, foi implementado ao sistema de licenças do AltoQi Visus Cost Management o módulo Infraestrutura.

A partir da versão 2023-11 do AltoQi Visus Cost Management o software passa a disponibilizar recursos para elaboração de projetos de orçamento de obras de infraestrutura. Alguns destes recursos são, portanto, atribuídos ao módulo de Infraestrura do software, e para que o usuário tenha a sua disposição, será necessário adquirir este adicional em sua licença. Nesta série de artigos, estaremos apresentando as funcionalidades deste módulo. 

  • Relatório de insumos e composições no padrão SICRO
  • FIC - Fator de incidência de chuva
  • FIT - Fator de interferência de tráfego (este artigo)
  • Custo de transporte (este artigo)
  • Produção de equipe

Um importante fator no orçamento de projetos de infraestrutura, são os custos de transporte que incidem em na execução de um determinado serviço, sejam eles de tempo fixo (Carga e descarga), ou de momento de transporte que podem variar em cada caso em função da distância necessária a ser percorrida.

A partir desse conceito, o software oferece ao usuário a capacidade de estabelecer os custos de transporte, bem como os de carga e descarga, para cada elemento da composição.

Para definir o custo de transporte de um item associado a composição, siga as instruções abaixo:

  • Acesse o Banco de dados do programa;
  • Selecione a aba Composições;
  • Utilize os filtros, ou caixa de pesquisa para localizar a composição desejada;
  • Selecione a composição que será editada.

Será exibida na parte inferior da tela, um detalhamento dos insumos associados a composição selecionada. Observe que destacado na imagem abaixo, temos a coluna Transporte. A definição deste custo pode ser realizada para cada item da lista, clicando sobre o campo Definir. 


Esta janela é dividida em duas áreas, onde na parte superior configuramos o custo pertinente ao tempo fixo de carga e descarga.

Observe o exemplo abaixo, que apresenta o transporte de um aparelho de apoio, e que envolve serviços de carga e descarga, além de trechos de transporte em diferentes tipos de estradas, como Rodovias pavimentadas, leito natural e revestimento primário. Configurados na parte inferior da janela. 



Tempo fixo (carga e descarga)

Neste ambiente o usuário poderá realizar algumas ações para aplicar a incidência destes custos na composição, de modo a adequar a sua realidade. Alterando as composições cadastradas, através dos comandos destacados na imagem a seguir, o usuário poderá respectivamente:

  • Adicionar um insumo a lista;
  • Adicionar uma composição na lista;
  • Apagar item da lista.


 

Momento de Transporte -DMT

Neste ambiente o usuário poderá adicionar as composições de transporte e definir as distâncias de cada uma delas, de modo que estes sejam acrescentadas no custo da composição

Para adicionar, ou remover composições de transporte desta lista podemos utilizar os comandos destacados na imagem a seguir. O usuário poderá respectivamente:

  • Adicionar um insumo a lista;
  • Adicionar uma composição na lista;
  • Apagar item da lista.


Para definir a incidência de cada uma das composições cadastradas neste ambiente sobre o custo da composição, o orçamentista poderá configurar a distância do transporte. Para isso, basta clicar sobre o campo da coluna Distancia/Quantidade e digitar o valor desejado. 


Coeficiente de conversão 

O campo coeficiente de conversão da unidade do item na unidade de carga descarga e transporte pode ser utilizado para definir a quantidade destes serviços que irão incidir sobre aquela composição, ou seja, converte a quantidade de uma unidade dos serviços cadastrados para Tempo Fixo de carga e descarga e Momento de Transporte. 


Observe, no relatório de composições padrão SICRO a aplicação destes valores. O Custo de carga e descarga em função do custo da composição adicionada e do coeficiente de conversão aplicado. E o custo de transporte em função das composições cadastradas, as distâncias aplicadas e o coeficiente de conversão definido.