Módulo Visus Infraestrutura

FIT - Fator de interferência de tráfego

O orçamento para projetos de infraestrutura tem obrigatoriamente, uma série de fatores adicionais para calcular de forma precisa todos os custos envolvidos. O que torna essa implementação interessante é que, em muitos casos, esses fatores também podem auxiliar nos projetos de orçamento para edificações. Com os recursos novos voltados para infraestrutura, foi implementado ao sistema de licenças do AltoQi Visus Cost Management o módulo Infraestrutura

A partir da versão 2023-11 do AltoQi Visus Cost Management o software passa a disponibilizar recursos para elaboração de projetos de orçamento de obras de infraestrutura. Alguns destes recursos são, portanto, atribuídos ao módulo de Infraestrura do software, e para que o usuário tenha a sua disposição, será necessário adquirir este adicional em sua licença. Nesta série de artigos, estaremos apresentando as funcionalidades deste módulo. 

  • Relatório de insumos e composições no padrão SICRO 
  • FIC - Fator de incidência de chuva
  • FIT - Fator de interferência de tráfego (este artigo)
  • Custo de transporte
  • Produção de equipe

Contextualizando o Fator de Interferência  de Tráfego - FIT

A execução de obras de infraestrutura em rodovias existentes, sofrem importantes interferências na redução da produtividade em função do volume de tráfego de veículos, principalmente a medida com que estas obras estejam próximas de regiões urbanas.

O Fator de Interferência de Tráfego - FIT é um fator a ser aplicado diretamente no orçamento da obra com o objetivo de adequar os custos impactados pela redução da produtividade em função do trânsito local.

A definição do FIT é realizada em função do volume médio diário e tráfego de veículos, podendo ser acrescentado da proximidade, ou não de perímetros urbanos. Este fator de incidência deve ser aplicado sobre o custo unitário de execução, ou seja, insumos de mão de obra e equipamentos. Portanto, não sendo aplicado a insumos de materiais, por exemplo. 

O volume médio diário é obtido através do registro de movimentação de veículos em uma determinada seção da rodovia pelo período de 1 dia (24 horas)

No caso específico dos orçamentos elaborados em função da metodologia do SICRO, o Fator de Interferência de Tráfego pode ser de até 15,0%. 

As faixas de volume médio diário de tráfego foram determinadas em função da análise dos resultados de contagem de tráfego realizada pelo CENTRAN em todo o território nacional. Os resultados das contagens
de tráfego nas rodovias federais foram consolidados em faixas em função do número de ocorrências apresentadas no quadro a seguir:

Por ser considerado um valor baixo, para volumes médios diários de até 2000 veículos por dia, não são aplicados o FIT. Para volumes iguais ou superiores a este limite, deve-se proceder o cálculo da parcela do Fator de Interferência de Tráfego.

Para as situações em que os segmentos das rodovias registram movimentações médias superiores a 11.000 veículos por dia, considera-se a ocorrência de alta interferência do tráfego na execução dos serviços, o que resultaria na necessidade de aplicação de um Fator de Interferência de Tráfego limitado a 15,0%.

Resumidamente, este valor pode ser obtido através do gráfico a seguir, ou pelas equações: 

  • Se VMD < 2.000 → FIT = 0% (não se aplica);
  • Se 2.000 ≤ VMD ≤ 11.000 → FIT = [(VMD - 2.000) / 600] %;
  •  Se VMD > 11.000 → FIT = 15%.


A redução da produção de serviços em áreas urbanas pode ocorrer em função de diversos eventos, desde congestionamentos, do tráfego de pedestres, restrições aos horários e locais de trabalho e de interferências com as redes públicas de água, esgoto, energia e telefonia.

Dessa forma, os custos de interferência de tráfego em função da proximidade de centros urbanos são estimados em um percentual de 5,0%

Considerando estas duas limitantes (15% para VMD e 5% Perímetros urbanos) Em caso de ocorrência concomitante de segmentos, o SICRO admite a aplicação no orçamento de um Fator de Interferência de Tráfego de até 20%.

A seguir disponibilizamos também um guia orientativo cálculo do Fator de interferência do tráfego, neste material também contempla a aplicação do FIC - Fator de influência de Chuva.

Aplicação do FIT no AltoQi Visus Cost Management

Dentro da ferramenta AltoQi Visus Cost Management, este importante fator pode ser aplicado editando o seu valor diretamente nas composições do banco de dados. Para isso, basta seguir os passos indicados:

  • Acesso o banco de dados do software. 


  • Na janela aberta, acesse a aba composições
  • Neste ambiente você pode aplicar filtros ou pesquisas para localizar a composição desejada. 


  • Digite o valor desejado no campo referente a este dado, na coluna FIT


  • Para concluir, clique em ok para salvar a edição. 

Desta maneira este percentual será aplicado sobre o custo unitário total de execução.