Lajes

Como resolver a mensagem "Não foi possível delimitar a área de preenchimento"

Durante o lançamento de lajes no AltoQi Eberick é possível se deparar com a mensagem "Não foi possível delimitar a área de preenchimento".
 Essa mensagem é apresentada em situações em que o contorno da laje não está bem definido e com isso não é possível delimitar a área da laje que está sendo lançada.  Para resolver essa situação é necessário analisar o contorno da laje para identificar a região que precisará de ajuste. 
Você poderá se deparar com essa mensagem ao tentar efetuar o lançamento de lajes nas seguintes situações:
  1. Contorno não definido devido ao desencontro dos elementos
  2. Contorno com barras lançadas no interior de pilares que servem de contorno para lajes

Contorno não definido devido ao desencontro dos elementos

Há casos em que as vigas não possuem uma correta ligação e acabam não formando um contorno fechado. Observe  na imagem abaixo que a viga V3 não reconhece a viga V1 se apoiando nela e está contínua até o pila P5. E com isso, ao efetua o lançamento nesse contorno, a mensagem em questão é apresentada. Observe agora a ligação da viga V1 com a viga V4, próximo ao pilar P6. Veja que a continuidade da viga V4 é interrompida devido à ligação correta com a viga V1. 
Sendo assim, para corrigir esse lançamento e fornecer um contorno válido para o lançamento da laje, é necessário ajustar a posição do nó da viga V1. Para isso, no exemplo exibido acima, você poderá:
  1. Apagar o trecho da viga V1 existente após o pilar P6.
  2. Utilizando o comando Adicionar trechos (botão ), lance novamente o trecho da viga V1, mas dessa vez o ponto final deverá estar posicionado no eixo da viga V3. Para isso, você poderá habilitar a captura personalizada com a opção perpendicular ativada para te auxiliar. 
  3. Assim, a viga V3 passará a reconhecer a ligação com a viga V1 e será possível efetuar o lançamento da laje.

Contorno com barras lançadas no interior de pilares que servem de contorno para lajes

Caso você esteja utilizando o AltoQi Eberick partir da versão 2023 e da atualização 2023-02, em casos onde se tem barras lançadas no interior de pilares que servem de contorno para lajes, a mensagem em questão também será emitida.
Isso ocorre, pois no AltoQi Eberick 2022 ou anterior, a modelagem das lajes é um pouco diferente,  onde era necessário, em alguns casos, a utilização barras rígidas para realizar o contorno adequado. Mas, a partir da versão 2023 e da atualização 2023-02 não é necessário o lançamento de barras rígidas no interior de pilares para que o contorno seja reconhecido. E caso você ainda realize a inserção de barras rígidas no interior do pilar, o contorno não estará bem definido devido à interferência do pilar e as barras rígidas, e por isso a laje não poderá ser lançada. Para solucionar essa situação, é necessário remover as barras rígidas no interior do pilar e então realizar o lançamento da laje. 
Como exemplo, essa situação pode ocorrendo ao ter pilar excêntrico ao eixo da viga. Em versões anteriores a 2023 era obrigatório a inserção de barras, mas agora é possível considerar o pilar nascendo sobre a laje, sem a necessidade de barras. 
 Caso não queira dispensar a utilização das barras, como uma forma paliativa, você poderá lançar a laje como Laje de fundação (botão  ). E com isso,  ao processar é possível que seja exibido o Aviso L08 - Pilar sem ligação com a estrutura. Se esse aviso for somente para essa situação de lançamento, você poderá ignorar, clicando em "não" quando a mensagem para verificar os lançamentos for exibida. Nesse caso, ao se deparar com essa situação, em que deseja efetuar o lançamento do pilar apoiado na viga, mesmo que exista a excentricidade, entre em contato com a equipe de suporte indicando que em seu projeto foi necessário adotar essa opção de lançamento. Isso pode ser feito conforme indicado em  Como faço uma sugestão para melhoria do programa?
Vale destacar que ao efetuar o lançamento de uma hachura essa mesma mensagem pode ser apresentada. Para resolver, deve-se seguir a mesma ideia, revisando os contornos para fechar a área que se deseja hachurar.