Quadros

A janela propriedades dos circuitos e quadros não é exibida. O que pode estar ocorrendo?

Ao ser necessário visualizar ou acessar as informações da janela Propriedades dos circuitos e quadros, o mesmo pode não estar sendo exibido corretamente no programa. Neste artigo, verificaremos algumas situações que podem estar causando este comportamento indesejado.

Opção Propriedades não está disponível para Quadros de distribuição e medição

É possível que ao tentar acessar as propriedades de um Quadro de distribuição, a opção Propriedades não esteja disponível. Isso ocorre pois só é possível acessar as propriedades dos Quadros se o croqui aonde os mesmos estão lançados estão abertos.


Portanto, caso deseja acessar as propriedades do Quadro, será necessário realizar a abertura do croqui correto. Para isso, siga os seguintes passos:
  1. Na aba Operações, acesse a guia Exibir e selecione o comando Gerenciador;
  2. Na janela Gerenciador, aperte com o botão direito do mouse em cima do Quadro que deseja acessar as propriedades;
  3. Selecione a opção Abrir;

  1. O croqui aonde o Quadro está lançado será aberto, portanto, aperte novamente com o botão direito em cima do Quadro e selecione então Propriedades;


A janela Propriedades será então exibida em sua tela.

Ao solicitar a abertura das Propriedades o diálogo não é exibido na tela

Esse comportamento geralmente é observado quando há (ou houve) a utilização de duas telas. Caso esteja com a segunda tela conectada neste momento, recomendamos verificar se a janela Propriedades é exibida na mesma.  Sempre que forem utilizadas duas telas, é necessário arrastar o diálogo aberto para a tela principal caso uma das telas seja desconectada.

Caso não possa conectar sua segunda tela para realizar o procedimento de arrastar o diálogo ou não localize este diálogo na segunda tela existem duas opções:

1. Mover a janela:

Será necessário realizar alguns comandos para selecionar a janela e a mover para dentro da tela utilizada, portanto siga os passos:
  1. Pressione a tecla Alt + Barra de espaço;
  2. Na janela Cadastro, selecione a opção Mover (se não estiver visível, clique 2x na seta pra baixo e Enter);

  1. Use a seta direcional do teclado para mover (não clique na tela).

2. Apagar os arquivos de configuração FormsConfig.ini e QiCAD.ini

Caso a opção 1 não exiba a janela Propriedades, será necessário realizar a exclusão dos arquivos FormsConfig.ini e QiCAD.ini, que são as configurações de localização do Cad e de janelas como o Cadastro, Configurações, Propriedades entre outros.  Para realizar esse procedimento, siga os passos abaixo:
  1. Feche o AltoQi Builder;
  2. Aperte o botão Windows + R e então escreva %AppData%;
  1. Acesse a pasta AltoQi, QiBuilder e então selecione a atualização mais recente;
  2. Na pasta, exclua ambos os arquivos FormsConfig e QiCAD;
 
  1. Abra novamente o programa AltoQi Builder;
Realize o procedimento de abrir as propriedades e verifique que as mesmas abrem corretamente em sua tela.

Através deste artigo, podemos verificar as soluções para algumas situações aonde a janela Propriedades não era exibida corretamente em sua tela.