Exportação/Importação IFC

Modelo 3D (IFC) exportado do AltoQi Builder não apresenta simbologias realistas

Em certas situações, ao abrir o modelo 3D do projeto feito no AltoQi Builder em outros softwares, o usuário pode se deparar com um detalhamento diferente das simbologias visualizadas dentro do Builder.  Essa situações ocorrem devido ao perfil utilizado no momento de exportação, onde em vez de usar representações  realistas, é possível que estejam empregando representações   paramétricas  para as conexões.
Abaixo é possível ver essa diferença de modelos exportados com dois perfis diferentes, cuja representação das conexões são paramétrica e realista, respectivamente.
Projeto hidráulico: Paramétrico X Realista


Projeto elétrico: Paramétrico X Realista

O que são as representações paramétricas e realistas?

As representações   paramétricas  e   realistas  são duas formas de representação de conexões no AltoQi Builder, que diferem unicamente na qualidade do detalhamento das simbologias.
Na   representação paramétrica  as simbologias são apresentadas de forma simplificada, de acordo com os valores preenchidos no campo Geometria no cadastro da respectiva peça. Esta representação também acompanha a dimensão de alguns elementos de projeto, como por exemplo caixas sifonadas, caixas de passagem/inspeção e unidades de tratamento de esgoto.
Na   representação realista  são exibidas simbologias mais complexas e detalhadas que foram importadas e vinculadas nas peças a partir de um arquivo IFC. A biblioteca do programa possui simbologias 3D que já estão associadas à diversas peças, entretanto também existem peças da biblioteca que não possuem simbologia 3D. Para estes casos, então a representação paramétrica é adotada.  

Como saber o tipo de representação no perfil de exportação?

Conforme apresentado no artigo  Como exportar o modelo 3D no formato IFC no AltoQi Builder - Compatível com softwares BIM, ao realizar a exportação de um modelo 3D, é necessário escolher um perfil de exportação. Nos perfis padrão do programa, a identificação da representação está no próprio nome do perfil. Os perfis com nome   Paramétrico  terão representação   paramétrica  e perfis com nome   Realista, terão representação   realista.

  1. Caso se tenha criado um perfil de exportação personalizado, então na janela Exportar, clique no botão  ao lado do perfil de exportação;
  2. Selecione o seu perfil personalizado e verifique o campo Representação das conexões, se está como paramétrico ou realista e altere, se julgar necessário.
  3. Clique em OK e selecione este perfil personalizado para realizar a exportação do modelo.

Observações

Vale destacar que dependendo da finalidade do modelo 3D o nível de realismo não precisa ser alto, por exemplo, quando este será encaminhado para o orçamentista. Neste caso, o interesse maior está nas informações que o modelo carrega e não na estética. Portanto a representação   paramétrica  pode ser interessante neste caso, principalmente se o projeto for de maior porte, já que este tipo de representação gera um modelo mais leve em comparação ao realista. 
Já para apresentar o projeto a um cliente ou para outros projetista, é interessante mostrar um modelo mais próximo do que será construído, com mais nível de realismo, então é preferível a exportação com representação   realista.
Com este artigo, foi possível compreender os tipos de representação das conexões de um modelo 3D exportado do AltoQi Builder.