Visão 3D

Porque não é possível editar as Propriedades de um elemento na Visão 3D?

Durante a análise da Visão 3D do projeto pode ser necessário editar a propriedade de algum elemento lançado, por exemplo alterar o ângulo de rotação de uma peça.

Para ter mais agilidade nesta modificação ela pode ser realizada diretamente na visão 3D, basta acessar a janela Propriedades.



Ao acessarmos esta janela, através da guia Elementos - grupo Acessar - comando Propriedades, pode ser que as propriedades do elemento selecionado não estejam disponíveis.



Isso ocorre quando o usuário configura, em planta baixa, para que as propriedades dos elementos seja inserida desagrupada. Desta forma, o programa compreende que existem vários elementos selecionados e somente exibe as propriedades comuns a todos estes elementos.


Para que as propriedades voltem a ser exibidas na visão 3D:

  • Abra o croqui de projeto de um pavimento qualquer;
  • Selecione um elemento de projeto (ponto, conduto, etc);
  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
  • Desabilite o comando Desagrupar;
Observação: O comando "Desagrupar" indicado refere-se apenas a janela Propriedades. Ele não influencia no lançamento, dimensionamento e detalhamento do projeto.



  • Pressione Esc para finalizar.
Observação : Como esse comando refere-se a janela Propriedades somente é necessário realiza-lo uma vez, selecionando qualquer elemento do projeto.

Desta forma será possível editar as propriedades na Visão 3D.



Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível ter acesso as propriedades dos elementos diretamente na visão 3D.