Colunas

Como alterar o diâmetro e o material da prumada?

Durante a elaboração dos projetos hidráulico, sanitário, incêndio, gás e climatização, é comum fazer o lançamento de colunas e a interligação delas para o correto dimensionamento. A ligação entre pavimentos no AltoQi Builder é feita por colunas e, o alinhamento de todas as colunas é conhecido como prumada, conforme destacado na imagem abaixo.

Por vezes, pode ser necessário mover a prumada lançada ou até mesmo definir outro diâmetro ou outro material para ela. A par disso, explicaremos nos artigos abaixo como atender essas necessidades com o comando Alinhar prumada.

  1. Como mover a prumada lançada?
  2. Como alterar o diâmetro e o material da prumada?

Como alterar o diâmetro e o material da prumada?

  • Acesse o croqui no qual você possui a coluna com o material e diâmetro desejado. Para este exemplo, disciplina Hidráulico, do pavimento Tipo. Conforme imagem abaixo, as informações de referência são relacionadas à Peça do tubo.

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Coluna, comando Alinhar prumada.

  • Clique sobre a coluna de referência que possui o diâmetro e o material desejado.
  • Em seguida será apresentada a janela Pavimentos, conforme imagem abaixo. Selecione os pavimentos nos quais a prumada está lançada e habilite a opção Aplicar peça na prumada.
Observação: Para selecionar mais de um pavimento pressione a tecla Ctrl e clique sobre os pavimentos desejados.


  • Clique em OK.
Observação: Ressalta-se que a coluna do pavimento térreo (primeiro pavimento) sempre seguirá as informações de Peça do tubo da sua respectiva coluna no pavimento superior.

Com os procedimentos acima destacados, será possível alterar o diâmetro e o material da prumada.