Proteção por software RMS - Chave de ativação (EID)
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Recomendações sobre o uso da proteção por software (RMS)

Como apresentado no artigo Conheça a Proteção por Software (RMS), a proteção por software (RMS) é uma chave de ativação (EID) , isto é, um código alfanumérico que libera o acesso aos programas AltoQi .
Neste artigo, preparamos algumas recomendações para cuidados que você deve tomar a fim de evitar qualquer inconveniente ao utilizar a proteção por software, seja em sua ativação revogação ou mesmo reconhecimento desse tipo de proteção.

1. Armazene a chave de ativação (EID) em um local seguro e de fácil acesso

A chave de ativação (EID) que você recebe é uma chave única em formato de código alfanumérico, por exemplo, ABCDEFG-12345-HIJKLMN-6789-OPQRSTUV. Portanto,  armazene a chave de ativação (EID) em um local seguro e de fácil acesso .

2. Guarde em qual computador a licença do programa está ativa

Quando utilizar o programa em mais de uma máquina,  guarde qual o computador em que a licença do programa está ativa , pois é a partir desse computador que você realizará a revogação da sua licença.

2.1 Confira em qual computador a licença foi ativada por último

Quando a licença é ativada em um computador, ela pode ser revogada a partir desse mesmo computador apenas. Para conferir em qual computador a licença está ativa, siga os passos a seguir.
  1. Acesse o portal Sentinel EMS ;
  2. Efetue o login usando a chave de ativação (EID);
  • Desça a página até encontrar a seção " Previous   Activations ", que mostra o histórico completo de ativações já realizadas com a chave de ativação (EID) em questão;
  • A lista de ativações destacará a primeira linha com um fundo escuro. Essa primeira linha representa a ativação mais recente, sendo possível conferir a data em que a ativação foi realizada e a situação " status " que a licença se encontra. Com a linha selecionada, encontre a opção " Licensing Atributes " que estará logo abaixo do fim da lista de ativações;
  • Localize e anote o código " Client 1 info ", pois esse é o código do computador em qual a licença foi ativada por último;
  • Com o código do computador anotado, faça o download do aplicativo Wechoid , também disponibilizado no anexo deste artigo;
  • Após o download, execute o aplicativo e deixe marcadas apenas as opções " Disk   ID " e " Ethernet   Address ", conforme figura a seguir;
  • O código do computador em que o  Wechoid  é aberto será apresentado no campo  Code , como mostra na figura abaixo.

O código obtido no aplicativo  Wechoid  deve ser comparado com o código " Client 1 info " obtido no  Sentinel EMS .

3. Assegure o acesso à conexão com a Internet sem bloqueios

Para os procedimentos de ativação e revogação da licença,  assegure o acesso à conexão com a Internet sem bloqueios . O acesso à conexão com a Internet sem bloqueios é importante pois alguns fatores externos podem afetar a comunicação entre o computador e as licenças.

3.1 Atenção com o Firewall do Windows

Quando emitida alguma mensagem relacionada a falta de conexão com a Internet durante a ativação da licença e a internet estiver conectada normalmente, é possível que o Firewall do Windows esteja bloqueando tal operação.
  • Nesse caso, desabilite o Firewall do Windows e tente novamente o processo.

Em computadores de empresas ou instituições, o Firewall pode ser ainda mais rigoroso e pode ser necessário pedir auxílio para o responsável técnico pela segurança dos computadores, com a explicação de que o processo de ativação necessita de acesso à Internet sem bloqueios.

3.2 Atenção com o Segurazo Antivírus

Alguns aplicativos de antivírus possuem recursos que podem interferir no adequado funcionamento dos programas.

No que diz respeito à proteção por software (RMS), foram constatados casos em que o aplicativo  Segurazo Antivírus  causava interferência no reconhecimento da licença. Na maioria desses casos. o usuário não tinha conhecimento da instalação do aplicativo  Segurazo Antivírus  no computador e, quando realizada sua desinstalação a situação de interferência na proteção por software (RMS) foi solucionada.

Se não for possível desinstalar o  Segurazo Antivírus , entre em contato com nossa equipe de Suporte Técnico para que a situação seja avaliada a fim de buscar alternativas para contorná-la sem a desinstalação do antivírus.

3.3 Quando ativar a licença, dê preferência para a conexão de internet através de cabo ou Wi-Fi do próprio computador

Não é necessária conexão com a internet para utilizar o programa com a proteção por software (RMS). Entretanto, a conexão com a Internet é necessária e obrigatória nos processos de ativação e revogação da licença.
Observações:
  1. Os procedimentos de ativação e revogação da licença devem ser realizados com o seu computador conectado à Internet.
  2. Se possível, conecte-se à internet através de cabo (Ethernet).
  3. Caso não seja possível o uso de cabo, use a conexão Wi-Fi do próprio computador.
 Um dos critérios utilizados para reconhecimento do computador no momento da ativação da licença é designado por " Ethernet adress ". Tal critério pode sofrer alterações caso o adaptador da entrada do cabo (Ethernet) ou o adaptador da placa de rede Wi-fi do computador sejam danificados ou desabilitados nas configurações do Windows. 

A recomendação pelo uso de cabo em preferência ao uso do Wi-Fi se dá pelo fato de que é comum a observação de usuários com a placa de rede Wi-Fi danificada.

 

3.4 Atenção com adaptadores conectados ao computador

A utilização de adaptadores durante a ativação de uma licença pode resultar em um reconhecimento específico do computador. Quando o adaptador é desconectado, essa identificação pode ser modificada. Essa alteração na identificação do computador pode levar à perda do reconhecimento da licença ou até mesmo impedir a revogação, até que o adaptador em questão seja novamente conectado ao computador.
Por isso, antes de desconectar o adaptador é importante revogar a licença ativa no computador, seguindo os passos do artigo Como revogar a licença da Proteção por Software (RMS) que está ativa no meu computador?.

4. Faça controle das licenças

4.1 Confira as principais informações da chave de ativação (EID)

Quando ocorre a ativação ou revogação da licença, o status da EID é modificado no sistema conhecido como  Sentinel EMS . Nesse portal, é possível conferir todas as informações referentes à determinada chave EID.

  • Acesse o portal  Sentinel EMS ;
  • Efetue o  login  usando a chave de ativação ( EID ).
 Assim que o  login  for efetuado, será possível encontrar informações como a data de início ( Start Date ), a data final ( End date ), o programa ( Products ), os módulos habilitados ( Features ).

Também é possível conferir a situação atual da licença ( Quantity ). Sendo que " 0 out of 1 " significa que nenhuma licença está disponível e " 1 out of 1 " significa que uma licença está disponível.

  A principal informação fornecida pelo Sentinel EMS é o campo " Quantity ". Por isso, foi preparada a tabela abaixo para exemplificar algumas situações e entender como o Sentinel EMS poderá ser importante no dia-a-dia de utilização da licença.
 Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das situações acima, entre em contato com nossa equipe de Suporte Técnico.

4.2 Crie uma planilha de controle

No que tange a empresas ou instituições que adquirem várias licenças para distribuição entre seus funcionários, para garantir um melhor controle sobre estas licenças, sugere-se a utilização de uma planilha de controle, conforme o exemplo mostrado na figura a seguir.

  • Coluna nº1: Número de referência de cada chave de ativação (EID), contabiliza o total de licenças.
  • Coluna nº2: Código alfanumérico que libera acesso ao programa, conhecido como chave de ativação (EID).
  • Coluna nº3: Produto correspondente à EID.
  • Coluna nº4: Módulos disponíveis na EID.
  • Coluna nº5: Data em que a EID foi gerada.
  • Coluna nº6: Data em que a EID será expirada.
  • Coluna nº7: Situação da licença. Será 0 se estiver em uso, e 1 se não estiver em uso.

Todas as informações a serem preenchidas em cada uma das colunas podem ser obtidas no 
Sentinel   EMS , como indicado ao longo deste artigo.

Como entro em contato com o Suporte Técnico? 

Em caso de mais dúvidas, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe de Suporte Técnico de Instalação de Software através de nossos canais de atendimento: WhatsApp, ligação telefônica e e-mail (suporte@altoqi.com.br). 

Estamos prontos para receber a sua solicitação e te ajudar da melhor maneira possível.

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