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Recomendações sobre o uso da proteção por software (RMS)

A proteção por software (RMS) é uma chave de ativação (EID), isto é, um código alfanumérico que libera o acesso aos programas AltoQi .
Neste artigo, preparamos algumas recomendações para cuidados que você deve tomar a fim de evitar qualquer inconveniente ao utilizar a proteção por software, seja em sua ativação, revogação ou mesmo reconhecimento desse tipo de proteção.

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1. Armazene a chave de ativação (EID) em um local seguro e de fácil acesso

A chave de ativação (EID) que você recebe é uma chave única em formato de código alfanumérico, por exemplo, ABCDEFG-12345-HIJKLMN-6789-OPQRSTUV. Portanto,  armazene a chave de ativação (EID) em um local seguro e de fácil acesso .

2. Guarde em qual computador a licença do programa está ativa

Quando utilizar o programa em mais de uma máquina,  guarde qual o computador em que a licença do programa está ativa , pois é a partir desse computador que você realizará a revogação da sua licença.

2.1 Confira em qual computador a licença foi ativada por último

Quando a licença é ativada em um computador, ela pode ser revogada a partir desse mesmo computador apenas. Para conferir em qual computador a licença está ativa, siga os passos a seguir.
  1. Acesse o portal Sentinel EMS;
  2. Efetue o login usando a chave de ativação (EID);
  • Desça a página até encontrar a seção " Previous Activations ", que mostra o histórico completo de ativações já realizadas com a chave de ativação (EID) em questão;
  • A lista de ativações destacará a primeira linha com um fundo escuro. Essa primeira linha representa a ativação mais recente, sendo possível conferir a data em que a ativação foi realizada e a situação " status " que a licença se encontra. Com a linha selecionada, encontre a opção " Licensing Atributes " que estará logo abaixo do fim da lista de ativações;
  • Localize e anote o código " Client 1 info ", pois esse é o código do computador em qual a licença foi ativada por último;
  • Com o código do computador anotado, faça o download do aplicativo Wechoid , também disponibilizado no anexo deste artigo;
  • Após o download, execute o aplicativo e deixe marcadas apenas as opções " Disk   ID " e " Ethernet   Address ", conforme figura a seguir;
  • O código do computador em que o  Wechoid  é aberto será apresentado no campo  Code , como mostra na figura abaixo.

O código obtido no aplicativo  Wechoid  deve ser comparado com o código " Client 1 info " obtido no  Sentinel EMS .

3. Assegure o acesso à conexão com a Internet sem bloqueios

Para os procedimentos de ativação e revogação da licença,  assegure o acesso à conexão com a Internet sem bloqueios . O acesso à conexão com a Internet sem bloqueios é importante pois alguns fatores externos podem afetar a comunicação entre o computador e as licenças.

3.1 Atenção com o Firewall do Windows

Quando emitida alguma mensagem relacionada a falta de conexão com a Internet durante a ativação da licença e a internet estiver conectada normalmente, é possível que o Firewall do Windows esteja bloqueando tal operação.
  • Nesse caso, desabilite o Firewall do Windows e tente novamente o processo.

Em computadores de empresas ou instituições, o Firewall pode ser ainda mais rigoroso e pode ser necessário pedir auxílio para o responsável técnico pela segurança dos computadores, com a explicação de que o processo de ativação necessita de acesso à Internet sem bloqueios.

3.2 Atenção com o Segurazo Antivírus

Alguns aplicativos de antivírus possuem recursos que podem interferir no adequado funcionamento dos programas.

No que diz respeito à proteção por software (RMS), foram constatados casos em que o aplicativo  Segurazo Antivírus  causava interferência no reconhecimento da licença. Na maioria desses casos. o usuário não tinha conhecimento da instalação do aplicativo  Segurazo Antivírus  no computador e, quando realizada sua desinstalação a situação de interferência na proteção por software (RMS) foi solucionada.

Se não for possível desinstalar o  Segurazo Antivírus , entre em contato com nossa equipe de Suporte Técnico para que a situação seja avaliada a fim de buscar alternativas para contorná-la sem a desinstalação do antivírus.

3.3 Quando ativar a licença, dê preferência para a conexão de internet através de cabo ou Wi-Fi do próprio computador

Não é necessária conexão com a internet para utilizar o programa com a proteção por software (RMS). Entretanto, a conexão com a Internet é necessária e obrigatória nos processos de ativação e revogação da licença.
Observações:
  1. Os procedimentos de ativação e revogação da licença devem ser realizados com o seu computador conectado à Internet.
  2. Se possível, conecte-se à internet através de cabo (Ethernet).
  3. Caso não seja possível o uso de cabo, use a conexão Wi-Fi do próprio computador.
 Um dos critérios utilizados para reconhecimento do computador no momento da ativação da licença é designado por " Ethernet adress ". Tal critério pode sofrer alterações caso o adaptador da entrada do cabo (Ethernet) ou o adaptador da placa de rede Wi-fi do computador sejam danificados ou desabilitados nas configurações do Windows. 

A recomendação pelo uso de cabo em preferência ao uso do Wi-Fi se dá pelo fato de que é comum a observação de usuários com a placa de rede Wi-Fi danificada.

 

3.4 Atenção com adaptadores conectados ao computador

A utilização de adaptadores durante a ativação de uma licença pode resultar em um reconhecimento específico do computador. Quando o adaptador é desconectado, essa identificação pode ser modificada. Essa alteração na identificação do computador pode levar à perda do reconhecimento da licença ou até mesmo impedir a revogação, até que o adaptador em questão seja novamente conectado ao computador.
Por isso, antes de desconectar o adaptador é importante revogar a licença ativa no computador, seguindo os passos do artigo Como revogar a licença da Proteção por Software (RMS) que está ativa no meu computador?.

4. Faça controle das licenças

4.1 Confira as principais informações da chave de ativação (EID)

Quando ocorre a ativação ou revogação da licença, o status da EID é modificado no sistema conhecido como  Sentinel EMS . Nesse portal, é possível conferir todas as informações referentes à determinada chave EID.

  • Acesse o portal  Sentinel EMS ;
  • Efetue o  login  usando a chave de ativação ( EID ).
 Assim que o  login  for efetuado, será possível encontrar informações como a data de início ( Start Date ), a data final ( End date ), o programa ( Products ), os módulos habilitados ( Features ).

Também é possível conferir a situação atual da licença ( Quantity ). Sendo que " 0 out of 1 " significa que nenhuma licença está disponível e " 1 out of 1 " significa que uma licença está disponível.

A principal informação fornecida pelo Sentinel EMS é o campo " Quantity ". Por isso, foi preparada a tabela abaixo para exemplificar algumas situações e entender como o Sentinel EMS poderá ser importante no dia-a-dia de utilização da licença.

4.2 Crie uma planilha de controle

No que tange a empresas ou instituições que adquirem várias licenças para distribuição entre seus funcionários, para garantir um melhor controle sobre estas licenças, sugere-se a utilização de uma planilha de controle, conforme o exemplo mostrado na figura a seguir.

  • Coluna nº1: Número de referência de cada chave de ativação (EID), contabiliza o total de licenças.
  • Coluna nº2: Código alfanumérico que libera acesso ao programa, conhecido como chave de ativação (EID).
  • Coluna nº3: Produto correspondente à EID.
  • Coluna nº4: Módulos disponíveis na EID.
  • Coluna nº5: Data em que a EID foi gerada.
  • Coluna nº6: Data em que a EID será expirada.
  • Coluna nº7: Situação da licença. Será 0 se estiver em uso, e 1 se não estiver em uso.

Todas as informações a serem preenchidas em cada uma das colunas podem ser obtidas no 
Sentinel   EMS , como indicado ao longo deste artigo.

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