Proteção por software RMS - Chave de ativação (EID)
  1. AltoQi Suporte
  2. Instalação e atualização dos programas
  3. Proteção por software RMS - Chave de ativação (EID)

Como revogar a licença da Proteção por Software (RMS) no computador gerenciador para licenças em rede?

Para atender necessidades de uso de licenças múltiplas para órgãos públicos, a AltoQi disponibiliza um modelo de licença para uso coletivo, para ser instalado em rede. 

Para os clientes que possuem um licença para utilização dos programas em rede é preciso que o LicenseRevoke seja executado no computador gerenciador em que a licença foi instalada. Alguns cuidados também devem ser considerados ao revogara licença:

  • É necessário ter privilégios de administrador no usuário em utilização do sistema operacional;
  • É necessário que o computador servidor esteja conectado na internet;
  • Os programas devem estar fechados.

Para revogar a licença é necessário seguir alguns passos, estes são descritos abaixo.

  • Acesse a pasta Servidor de rede AltoQi RMS, geralmente localizada em C:\Program Files\AltoQi\Servidor de rede AltoQi RMS
  • Execute o arquivo LicenseRevoke, conforme indicado na figura abaixo;
  • Aproveite para criar um atalho do aplicativo LicenseRevoke na área de trabalho, de forma a agilizar este procedimento futuramente. Para isso, clique com o botão direito no aplicativo "LicenseRevoke.exe" > Enviar para > Área de trabalho (criar atalho), conforme mostra a imagem abaixo.

  • Com o atalho criado na área de trabalho, não se esqueça de renomear de acordo com o cada programa, como exemplifica a imagem abaixo.

Ao iniciar a revogação da licença do programa, o executável busca pelo arquivo de licença e identifica a chave de ativação (EID) correspondente àquele arquivo.

  • Da mesma forma que as demais licenças, o programa identifica o EID da licença instalada e pede para confirmar a revogação. Clique em Avançar;

Para o caso de licenças que possuem dois produtos, Eberick e QiBuilder, na mesma licença, a revogação é feita separadamente.

Ao final, é apresentado o código de solicitação da revogação (RID) e a licença é desativada, ficando liberada para ser reativada em outro computador.

Se aplicativo LicenseRevoke for executado com um produto em aberto, seu uso é zerado e o programa aberto apresentará erro de conexão.

  1. Para reativar a licença basta inserir a sua chave de ativação (EID) durante a configuração do novo servidor seguindo os passos do artigo Como Instalar os programas AltoQi com Proteção por Software (RMS) em rede?.

Ao realizar o procedimento supracitado, a licença RMS será revogada no computador gerenciador. Se desejar desvincular a licença nos computadores clientes, recomendamos seguir os passos do artigo Como desvincular uma licença da Proteção por Software (RMS) de um computador cliente do computador gerenciador para licenças em rede?.

Aqui garantimos que o processo de revogação foi realizado com sucesso.

Qualquer outra mensagem exibida que não esteja relacionada à efetivação do procedimento, não deixe abrir um chamado para atendimento de Suporte Técnico, conforme orientado no artigo Tenho uma dúvida, como entro em contato com o Suporte Técnico? para que possamos auxiliá-lo na efetivação desta etapa.

Códigos de erro

No processo de revogação, podem ser identificadas outras mensagens. Abaixo estão listados os principais motivos de sua apresentação e possíveis soluções.

Erro: Não foi possível efetuar a conexão com a Internet

Apresentado quando não foi identificada nenhuma conexão com a internet. Neste caso, verifique sua conexão e tente novamente. Veja mais detalhes em Como resolver a mensagem "Erro: Não foi possível efetuar a conexão com a Internet" nos programas AltoQi?. 

Erro 202: Error revoking by permission ticket

Apresentado quando o EID encontrado não está associado ao computador que está solicitando a revogação. Neste caso, certifique-se de que a licença foi ativada no mesmo computador que está sendo solicitada a revogação.

Erro 652: Revocation is not allowed. The entitlement already has a pending revocation must be completed first

Apresentado quando um procedimento de revogação executado anteriormente foi interrompido com algum problema durante sua execução.

Erro 653: Revocation is either complete or revocation proof is already uploaded

Apresentado quando o EID encontrado já foi revogado anteriormente.