Filtro de extração de dados

Painel de descrição dos objetos

O filtro de extração de dados, é o ambiente aonde iremos, configurar e criar as regras que o programa utilizará para extrair os quantitativos de um modelo IFC, portanto, requer uma atenção especial, afinal a lista de quantitativos será gerada tomando como base as informações configuradas nesta janela. Este artigo, tem por objetivo guiar o usuário dentro da janela de extração de dados. 

  • Conhecendo a janela filtro de extração de dados
  • Painel de descrição dos objetos
  • Painel de medição dos objetos
  • Grupos de propriedades

O painel de descrição dos objetos, é o ambiente que irá criar as regras de exibição (nome) do elemento na lista de quantitativos. Para isso devemos informar quais propriedades queremos que o programa utilize para descrever este objeto. 


Apresentação do painel (aba descrição e medição)

Interface do painel:



Onde:


Exemplo de aplicação

Ao definir as propriedades que serão adotadas para descrever o elemento, o programa irá listar cada quantitativo utilizando as informações contidas nestas propriedades. Assim para descrever um elemento, precisamos de informações que definam adequadamente este item, por exemplo, para fins de orçamentação de uma porta, é interessante que esta, seja descrita informando a sua entidade, material, tipo e dimensões. A seguir vamos criar uma regra de descrição de uma porta.

Inicialmente, vamos consultar as propriedades disponíveis do elemento porta no modelo IFC, que podem ser utilizadas para definir o objeto. Para isso, selecione uma porta no modelo 3D e clique em propriedades.


Perceba na imagem acima, que as propriedades: Entidade, Layer, Type, Altura e Largura contém as informações importantes para descrever este elemento, portanto, vamos criar uma regra que utilize estas propriedades. Para isso:

  • Acesse o Filtro de extração de dados;
  • Selecione a entidade Porta;
  • No painel de descrição do objeto adicione um novo item, clicando no botão  ;
  • Neste item clique no botão ;

  • Na janela de propriedades aberta, selecione Entidade.


Com isso, a propriedade  entidade  já foi atribuída, e a informação nela contida será utilizadas na descrição do elemento. Vamos repetir o processo para adicionar na descrição do objeto as outras propriedades:  Layer ,  Type ,  Altura  e  Largura . Ao termino, o painel de descrição deverá se encontrar da seguinte maneira:


O resultado desta regra, pode ser conferido ao gerar a lista de quantitativo  como demostrada na imagem a seguir:


Onde:


Apresentação do painel (aba marcar como)

Interface do painel:



Onde:


Exemplo de aplicação

Na descrição da porta acima, percebemos o texto "- Externa" presente em sua exibição. Esta informação foi adicionada criando uma regra na aba marcar como, de modo a criar marcadores classificando as portas  como externas e internas. Acompanhe o exemplo a seguir para entender como podemos criar estes marcadores formulando um teste lógico.

  • Acesse a aba marcar como no painel de descrição do objeto;
  • Adicione uma regra clicando no botão  ;

Preencha os campos da seguinte maneira:

  • Em Marcar como digite - Externa;
  • Em Informação, selecione a propriedade que informe o ambiente deste elemento, para o nosso exemplo, adotaremos a propriedade IsExternal (é externo), esta propriedade trará informações de valor como verdadeiro (True), ou falso (False). Assim se a informação for True, significa que esta porta esta inserida em um ambiente externo e se for false, o ambiente é interno.
  • Em seguida defina em código, o parâmetro Contém;
  • Em valor defina True;
  • Em quantitativos defina para quais quantitativos esta informação será adicionada.

Para classificar com "- Interna" repita o processo substituindo o valor True para False. Ao finalizar as configurações a regra de marcadores estará como apresentado na imagem abaixo.


Desta forma a informação - Externa será aplicada a todas as portas que contenham a informação True (verdadeiro) na propriedade IsExternal.

Estes marcadores podem ser amplamente utilizados para criar critérios de medições como apresentados no artigo Como criar critérios de medição no AltoQi Visus? (aba Marcar como).