Peças

Exemplo: Lançamento de vaso sanitário com saída horizontal

Em alguns projetos é necessário representar a saída do vaso sanitário na horizontal ao invés de na vertical. Por padrão, o AltoQi Builder representa a simbologia do vaso sanitário com saída na vertical (pelo fundo do aparelho sanitário). A par disso, os artigos abaixo exemplificam o procedimento para o cadastro do vaso sanitário com saída horizontal junto à plataforma AltoQi Builder e o passo-a-passo para fazer o lançamento dele.
  1. Exemplo: Cadastro de vaso sanitário com saída horizontal
  2. Exemplo: Lançamento de vaso sanitário com saída horizontal 

Exemplo: Lançamento de vaso sanitário com saída horizontal

O procedimento para o lançamento consta abaixo. 
  1. Inicialmente, habilite o campo altura para lançamento em planta conforme o artigo Como habilitar o campo "Altura" para lançamento dos tubos no projeto sanitário em elevações distintas?;
  2. Na guia Lançamento, grupo Rede, selecione a disciplina Esgoto e defina a altura em que se encontrará sua saída horizontal. Para este exemplo, utilizou-se 19 cm;
  1. Em planta, selecione o diâmetro do conduto desejado na guia Lançamento, grupo Conduto. Para este exemplo, utilizou-se PVC Esgoto - Tubo rígido com ponta lisa - 100mm;
  2. Efetue o lançamento do conduto. Para este exemplo, optou-se por lançar uma coluna na extremidade do tubo através da guia Lançamento, grupo Coluna, comando Coluna, pois a contribuição será levada para o pavimento inferior;
  1. Após o lançamento da coluna, acesse o comando Copiar Colunas, localizado na guia Lançamento, grupo Coluna e copie a coluna para o pavimento inferior. Resultado pode ser observado na imagem abaixo:
  1. Defina a peça da coluna conforme o artigo Indicação - Conexão sem peça associada;
  2. Na guia Lançamento, grupo Rede, certifique-se de que a Altura esteja em 19cm;
  3. Selecione o comando Aparelho sanitário localizado na guia Lançamento, grupo Pontos. Após selecionado, clique sobre o ponto indicado na imagem abaixo.  
  1. À direita da tela, junto da janela Peças, defina a peça criada no primeiro artigo desta série, conforme demonstrado na imagem abaixo.
  1. O lançamento em planta está finalizado.

Caso opte por incluir uma representação 3D da louça sanitária, acompanhe o procedimento indicado abaixo

  1. Para complementar a visualização 3D, acesse a guia Lançamento, grupo Rede e altere a Altura para cm.
  2. Acesse a guia Lançamento, grupo Pontos, e clique sobre o comando Elemento genérico.
  3. À direita da tela, junto da janela Peças, selecione o vaso sanitário desejado e em planta, posicione-o sobre a arquitetura já existente ou próximo da peça do vaso sanitário, conforme imagem abaixo.
  1. Gere a visualização 3D conforme orientações do artigo Visualização 3D. O resultado pode ser observado na imagem abaixo:
Com os procedimentos descritos acima, será possível lançar um vaso sanitário com saída horizontal no AltoQi Builder.