Visão 3D

Utilizando os perfis de vista 3D no AltoQi Builder

A visualização gráfica auxilia o projetista a conferir muitas informações pertinentes a modelagem e dimensionamento dos elementos do projeto. O AltoQi Builder conta com o Perfil de vista que possibilita visualizar o modelo 3D em escala de cores, a partir de uma propriedade IFC qualquer. Com isso, muitas tarefas que poderiam ser difíceis de fazer, se tornam mais simples, proporcionando a visualização gráfica de algumas informações, como: diâmetro e comprimento de condutos, redes, classe de materiais, dentre diversas outras propriedades específicas dos elementos de cada disciplina de projeto do AltoQi Builder.

Observação: O recurso de perfis de vista está disponível a partir da versão 2024 do AltoQi Builder. 

Para utilizar tal recurso, com a Visão 3D  ou Visão 3D Local aberta (disponível na guia Operações, grupo Exibir , acesse o comando Elementos . Assim, será aberta a janela de elementos ao lado direito, com as seguintes opções:

  • Adicionar novo perfil de vista utilizado para criar novos perfis, definindo as propriedades conforme desejado.
  • Excluir o perfil de vista selecionado utilizado para excluir o perfil selecionado.
  • Importar um perfil de vista utilizado para importar um arquivo de perfil (*.prf3D), e plicar no modelo.
  • Exportar o perfil de vista selecionado utilizado para exportar o perfil selecionado na extensão *.prf3D.
  • Editar o perfil de vista selecionado ao acessar abre a janela de propriedades, onde é possível editar o nome e as propriedade do perfil.

Com o perfil de vista criado, serão exibidas as informações a ele associadas, com uma escala de cores aleatória que pode ser alterada para melhorar visualização e representação. Vale lembrar que é possível criar diferentes perfis de visualização 3D com critérios definidos pelas propriedades dos elementos, alternando a sua visualização através da janela de seleção.

Observação: É possível definir perfis de vista individuais para cada detalhe inserido no projeto.

Propriedades IFC
Os perfis de vista são gerados a partir de propriedades IFC, portanto para criar novos perfis no modelo nativo (projeto modelado dentro do próprio AltoQi Builder) a seguinte configuração deve ser verificada:
  • Acesse o menu Arquivo > Configurações;
  • Na aba Sistema, selecione Visão 3D;
  • No grupo Property sets, o Formato para exibição deve ser IFC 2x3 ou IFC4 (mais atualizado segundo a buildingSMART);
  • A opção Nenhum, suprime as propriedades IFC na Visão 3D e com isso, os perfis de vista não reconhece todas as propriedades disponíveis dos elementos. Portanto esta opção deve ser evitada
Exemplo: Criando um perfil de vista para visualizar as redes de um projeto
A fim de exemplificar a utilização de tal recurso, iremos criar um perfil de vista para visualizar as diferentes redes projetadas. Para isso:
  • Abra a visão 3D  e acesse a guia 3D;
  • Acesse o comando Elementos  ;
  • Na janela Elementosque será exibida à direita do programa, clique no ícone Adicionar novo perfil de vista ;
  • Na janela Perfil de vista, defina como nome Redes;
  • Em Grupo de propriedades, selecione Identificação_Elemento;
  • Em Propriedades, selecione Rede;
  • Clique em Ok para criar o perfil de vista.

Com isso serão apresentados as diferentes redes presentes na edificação, sendo possível alterar as cores para uma melhor identificação.

 
Nesse exemplo, iremos utilizar uma disposição de cores para melhorar a representação do modelo nativo, selecionando uma cor em cada rede.
  • Para alterar a cor, selecione a rede e em seguida clique no ícone , definindo a cor desejada.
Além de possibilitar a personalização das cores, também é possível definir a cor e espessura do contorno das peças para os perfis de vista criados.
Em anexo disponibilizamos o perfil criado em nosso exemplo. Caso queira importar em seu projeto, acesse o comando Importar um perfil de vista , que fica disponível na janela Elementos que verificamos na visão 3D, e selecione em seu computador o arquivo Redes.prf3D.

Com este artigo, foi possível conhecer o recurso de perfis de vista no AltoQi Builder. As possibilidades de criação de vista são inúmeras, portanto o projetista também pode conferir com os procedimentos acima, todas as propriedades que podem lhe servir no projeto.
 
Downloads: