Pular para o conteúdo
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Lançamento de filtro de água da chuva

Os filtros de água da chuva desempenham um papel crucial num sistema de reaproveitamento de água da chuva, garantindo a qualidade da água captada, removendo impurezas e sedimentos que podem estar presentes. Ao incorporar esses filtros em sistemas de coleta e armazenamento de água da chuva, é possível obter uma fonte adicional de água para usos não potáveis, como irrigação de jardins, descarga de vasos sanitários e limpeza de áreas externas.

O AltoQi Builder possui em seu cadastro alguns filtros de água da chuva que podem ser inseridos nos projetos de reaproveitamento pluvial em edificações. 
Para acompanhar como lançar o filtro no AltoQi Builder, acompanhe os passos a seguir.

Lançamento do filtro de água da chuva no croqui

Para que o lançamento seja mais efetivo, é recomendável conferir antes as dimensões de cada filtro disponível no cadastro, além das posições das entradas de água da chuva, saída da água filtrada para a cisterna e saída de água com os detritos, que devem seguir para a rede pluvial. As posições das entradas e saídas e suas dimensões são apresentadas na imagem a seguir para os modelos de até 200 m², 350 m³, 800 m² e 1200m². Estas posições são essenciais para posicionar corretamente o filtro no projeto e fazer as ligações com o restante do sistema de reaproveitamento.
Seguindo para o lançamento do filtro, com seu croqui Sanitário já aberto, realize os passos abaixo. 
  1. Para lançar o filtro acesse a aba Lançamento, grupo Rede, selecione a rede Pluvial e informe a Altura de lançamento do filtro (a altura corresponde à base do filtro);
  2. Ainda na guia Lançamento, grupo Pontos, clique no comando Filtro de água da chuva ;
  3. Clique na posição desejada no croqui para inserir o filtro.
Observação: Os filtros de água da chuva possuem pontos de ligação volumétrica, que visam auxiliar o lançamento das tubulações posteriormente. Portanto é recomendável que os filtros não sejam lançados em condutos já presentes no croqui, pois a intenção é lança-los depois.
  1. Selecione um dos modelos de filtros disponíveis no cadastro, através da aba Peças;
  2. Clique no croqui e direcione a peça para a posição desejada;
  3. Tecle Enter para finalizar o lançamento.

Lançamento das tubulações no filtro

Para seguir com o lançamento das tubulações, basta inseri-las partindo dos pontos de ligação volumétrica da peça (indicado por círculos vermelhos) e fazendo o traçado até a conexão com o restante do sistema de reaproveitamento:
  1. Entradas do filtro: se conectam nas colunas pluviais;
  2. Saída da água filtrada: se conecta na cisterna
  3. Saída da água com detritos: se conecta com o restante da rede pluvial da edificação. 
O lançamento de tubulações pode ser feito manualmente, conforme passos do artigo  Exemplo: Lançamento manual no projeto sanitário .
Após o lançamento das tubulações, pode ser necessário ajustar o sentido do fluxo. Para isso, acompanhe o artigo  Como inverter o sentido de fluxo dos tubos do projeto hidrossanitário, de gás e incêndio?.
Um exemplo de lançamento é exibido abaixo e uma cópia de segurança deste projeto está disponível para download em anexo, sendo possível abrir seguindo os passos do artigo  Como criar e abrir cópias de segurança no AltoQi Builder?.
Para compreender melhor sobre o lançamento de outros componentes do sistema de reaproveitamento, acompanhe o artigo  Interligando a captação de água da chuva ao reservatório de reuso.
Com este artigo, foi possível acompanhar o lançamento de filtros de água da chuva no AltoQi Builder.

Download:

Exemplo - Filtro de água da chuva.qibzip