Tubos

Lançando tubos de inspeção (clean-out) no projeto sanitário

O que são os tubos de inspeção (clean-out)?

Em um projeto de instalações sanitárias devem ser previstos dispositivos que permitam manutenção e inspeção das tubulações, sempre com o intuito de garantir que os trechos sejam desobstruídos, permitindo assim o livre escoamento das contribuições de esgoto.
Um dispositivo que pode ser utilizado para nas instalações sanitárias é o tubo de inspeção, também conhecido como Clean-out. Neste dispositivo, um tubo na vertical é conectado no coletor predial ou subcoletor predial e a sua extremidade, que fica próximo ao nível do solo, é fechado com um CAP ou Plug, o que permite a abertura do tubo para realizar a inspeção.
tubo de inspeção

Este dispositivo funciona como uma alternativa às caixas de inspeção de alvenaria e tem como principais vantagens:
  1. Fácil execução em obra: os tubos são de mesmo material da rede de esgoto, o que permite ser instalado mais rapidamente do que as caixas de alvenaria. 
  2. Estética: a utilização de tubos de inspeção é uma solução com acabamento aparente mais discreto se comparado com as caixas de alvenaria e isso pode contribuir com a satisfação do cliente final.
  3. Inspeção prática: a abertura para a inspeção é facilitada, pois a vedação é feita com CAP ou Plug no tubo.
Os tubos de inspeção podem ser aplicados nas mesmas ocasiões em que se aplicam as caixas de passagem ou de inspeção, inclusive em trechos com mudança de direção, conforme menciona o item 4.2.5.1 da NBR 8160: " O coletor predial e os subcoletores devem ser de  preferência retilíneos. Quando necessário, os desvios devem ser feitos com peças com ângulo central igual ou inferior a 45°, acompanhados de elementos que permitam a inspeção.".
Agora que você conhece mais sobre os tubos de inspeção, acompanhe a seguir como realizar o lançamento destes dispositivos em um projeto de instalações sanitárias no AltoQi Builder.

Como realizar o lançamento dos tubos de inspeção no AltoQi Builder?

Para realizar o lançamento do dispositivo, primeiro é necessário compreender as entradas da peça Tubos de inspeção que será utilizada neste lançamento. Note na ilustração a seguir, que esta peça possui quatro pontos de ligação volumétrica: dois pontos se conectam na linha da tubulação sanitária, ou seja, no coletor predial ou subcoletores, e dois pontos se conectam nos tubos de inspeção verticais, o que permite fazer a inspeção nas duas direções da rede.


Por se tratar de um elemento com pontos de ligação volumétrica, ele deve ser lançado primeiro no croqui e em seguida lançar as tubulações. Afinal, os pontos de ligação existem para facilitar o lançamento dos condutos no AltoQi Builder.

ObservaçãoPara saber mais sobre os pontos de ligação volumétrica, consulte o artigo Como informar ligações volumétricas em um símbolo 3D e em uma peça?.

Posicionando o Tubo de inspeção

Será tomando o exemplo da imagem abaixo para apresentar os procedimentos de lançamento, onde a posição prevista para os Tubos de inspeção ficará em um trecho da tubulação, ainda não lançada, que segue dos fundos do terreno até a frente. Como mencionado anteriormente, é desejado que a tubulação ainda não esteja lançada, para correta conexão nos pontos volumétricos da peça.



Será necessário criar uma linha auxiliar para indicar a posição de lançamento dos Tubos de inspeção:
  1. Com seu croqui Sanitário aberto, acesse a guia Desenhos, grupo Construir, comando Linha ;
  2. Lance as linhas auxiliares necessárias para informar a posição dos tubos de inspeção no croqui. Neste exemplo, a linha será lançada entre as extremidades das tubulações no fundo e a frente do terreno, conforme animação abaixo:

ObservaçãoUma forma alternativa de lançar os Tubos de inspeção é com a utilização das ferramenta de captura Ponto Relativo, que permite inserir a distância em X, Y e Z a partir de um ponto de referência. É necessário ter conhecimento das medidas desejadas para realizar o lançamento desta forma. Para mais informações, acompanhe o artigo Utilizando as ferramentas de captura.
  1. Acesse a guia Lançamento, no grupo Rede certifique-se de que a Rede selecionada seja Esgoto;
  2. Em Altura, informe a altura que deseja lançar os tubos de inspeção. Neste exemplo, será adotada a mesma elevação da conexão a montante do trecho: -60.
  3. Na mesma guia, acesse o comando Conexão , no grupo Conexão;

  4. Clique sobre a posição demarcada no croqui com as linhas auxiliares. Neste exemplo, a posição será o ponto central da linha auxiliar criada;
Observação Para facilitar a captura de pontos, pode-se ativar a Captura personalizada ou utilizar uma captura individualmente, como por exemplo, a captura Ponto próximo . Consulte o artigo Utilizando a captura de pontos para mais informações.
  1. A janela Peça será exibida a direita, podendo definir uma peça para a conexão. Desabilite todos os filtros de peças, pois as peças com pontos volumétricos não são sugeridos quando algum filtro estiver habilitado: 
  2. Na lista de peças, selecione a peça Tubos de inspeção - 100mm;
  3. Com o cursor do mouse, selecione o ponto diretor para posicionar corretamente a simbologia;
  4. Tecle Esc duas vezes para sair do comando.
  5. Com a peça lançada, pode-se excluir as linhas auxiliares criadas inicialmente, selecionando-as e teclando Delete.

Lançando as tubulações na peça

O lançamento das tubulações sanitárias e os tubos verticais de inspeção pode ser feito preferencialmente dentro de detalhes isométricos, para conseguir visualizar mais claramente os pontos volumétricos da peça.
  1. Insira um detalhe isométrico na região onde as tubulações sanitárias se conectarão nos tubos de inspeção, conforme instruções do artigo Criando um detalhe isométrico. Neste exemplo, a região engloba as conexões da rede no fundo e a frente do terreno, conforme imagem abaixo:
  2. Abra o detalhe isométrico;
Lançamento da tubulação sanitária
  1. Na guia Lançamento, grupo Rede, mantenha o Plano em Plano XY;
  2. No grupo Conduto, selecione o Conduto de PVC Esgoto 100 mm  para lançamento, pois possui a mesma dimensão e material da peça lançada;
  3. A linha de comando exibirá Tubo sanitário - Início. Clique sobre um dos pontos de ligação volumétrica da peça na linha da tubulação sanitária;
  4. Se a mensagem "O ponto informado encontra-se em uma ordenada diferente da atual." for exibida, clique em Sim para mudar a ordenada;

  1. A linha de comando exibirá Tubo sanitário - Fim. Prossiga lançando a tubulação sanitária até que se tenha a ligação com o restante da rede sanitária da edificação;
  2. Ao finalizar este lançamento, tecle Enter para finalizar o comando.
  3. Realize o lançamento seguindo estas mesmas instruções, partindo agora do outro ponto volumétrico da peça na linha da tubulação sanitária;
  4. Após realizar o lançamento destas tubulações, verifique se o sentido do fluxo está correto em seu projeto. Caso não esteja, utilize o comando Inverter sentido 
     para fazer os ajustes necessários, conforme instrui o artigo Como inverter o sentido de fluxo dos tubos do projeto hidrossanitário, de gás e incêndio?.

Lançamento dos tubos de inspeção

Na sequência, os tubos de inspeção serão lançados. Estes tubos são verticais e  geralmente se estendem até o nível do terreno. Para realizar este lançamento na vertical, será utilizado a ferramenta Ponto deslocado  , conforme procedimentos abaixo:
  1. No grupo Conduto, selecione novamente o comando Conduto ;
  2. A linha de comando exibirá Tubo sanitário Início. Na peça, clique sobre um dos pontos volumétricos do tubo de inspeção;
  3. Se a mensagem "O ponto informado encontra-se em uma ordenada diferente da atual." for exibida, clique em Sim para mudar a ordenada;
  4. Habilite a ferramenta de captura Ponto deslocado , na barra de comando;
  5. A linha de comando exibirá Tubo sanitário Fim (Referência). Clique novamente sobre o mesmo ponto volumétrico;
  6. A linha de comando exibirá Tubo sanitário Fim (Ordenada). Como deseja-se que a tubulação alcance o nível do terreno, digite 0 como ordenada;
  7. Tecle Enter duas vezes para finalizar o comando;
  8. Desabilite a ferramenta de captura  Ponto deslocado , na barra de comando;
  9. Repita os mesmos passos para lançar o segundo tubo de inspeção.

Definindo as peças terminais dos tubos de inspeção

Para finalizar o lançamento, pode-se definir as peças das extremidades dos tubos de inspeção. Podem ser aplicados CAPs ou Plugs, ficando a critério do projetista escolher a melhor alternativa para seu projeto.
  1. Ainda dentro do detalhe isométrico, acesse a guia Operações, grupo Peças, comando Definir Peças ;
  2. Selecione as conexões nas duas extremidades dos tubos de inspeção;
  3. Na janela Peça, mantenha apenas o filtro de Número de entradas  habilitado;
  4. Selecione a peça Cap - superior - 100 mm, caso deseje utilizar o Cap ou a peça Plug - coluna - 100 mm, caso deseje utilizar o Plug;
  5. Clique em Avançar  e defina a mesma peça para a segunda extremidade.

Assim, finaliza-se o lançamento de tubos de inspeção em um projeto sanitário.

Observações

  1. O uso do comando Aplicar inclinação , funciona normalmente sobre os tubos de inspeção. A altura dos tubos verticais são atualizadas automaticamente após a aplicação da inclinação.
  2. Caso as extremidades dos tubos de inspeção não tenham ficado na altura desejada, é possível facilmente alterar a Posição Z na Visão 3D, conforme mostra os procedimentos do artigo Como editar os lançamentos através da visão 3D nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio.
  3. É possível que as mensagens "Não existe fluxo de entrada nesta conexão (possível início de rede)" ou "Não existe fluxo de saída nesta conexão (possível final de rede)" sejam exibidas nas extremidades dos tubos de inspeção. Estas mensagem poderão ser desprezadas, sem nenhum impacto no projeto e se for necessário, a mensagem pode deixar de ser exibida fixando as peças das extremidades, conforme indicado no artigo Como fixar uma peça?.


Com o presente artigo foi possível conferir o correto lançamento dos tubos de inspeção nos projetos sanitários desenvolvidos no AltoQi Builder.