O recurso de criação de visões de um projeto de orçamento, tem a finalidade de proporcionar ao orçamentista a possibilidade de criar diferentes visualizações de um mesmo projeto e mantê-las acessíveis, de modo que possam ser recuperadas, editadas e até mesmo comparadas entre si. Mesmo com todo estas possibilidades o comando é simples e intuitivo. A seguir mostraremos como podemos criar e utilizar as visões de um projeto.
O acesso ao recurso está disponível na barra de comando do programa, conforme destacado na imagem a seguir.
Criando novas visões
Por padrão a ferramenta já vem com uma visão configurada, esta pode ser editada, mas não excluída, sendo a visão padrão utilizada pelo software para realização dos orçamentos. No entanto, você pode criar uma nova visão, caso deseje. Para isso, basta clicar sobre o comando Editar Visões, para ser aberta a janela de cadastro de visões.
Esta é a janela de gestão das visões. Clique no comando
Adicionar Item
localizado na região superior da janela. Com isso, o programa irá criar uma nova linha para você configurar as informações desta visão.
Nesta linha você pode:
1 - Editar o nome da visão: para editar o nome, você precisa apenas efetuar um duplo clique sobre a descrição do item e digitar o texto de sua preferência. A alteração será gravada automaticamente.
2 - Copiar propriedades de outras visões existentes para determinadas configurações:
uma nova visão pode ter suas configurações e regras alteradas, de modo que o usuário possa simular diferentes cenários. Portanto, em casos onde o usuário possui várias visualizações cadastradas ele poderá escolher de qual destas visões ele irá replicar as configurações em determinados ambientes, por exemplo. As configurações automáticas da EAP podem ser adotadas de uma determinada visão existente e as configurações de filtro de extração de dados de outra.
3 - Bloquear a edição da visão: ao bloquear uma visão estaremos impedindo que sejam realizadas edições nas configurações do projeto, portanto, para editar as configurações de uma determinada visão é necessário que estejamos com este comando desbloqueado. Um ponto importante é que sempre que realizarmos alterações nas configurações de um projeto estas serão aplicadas a todas as visões que estiverem desbloqueadas. Neste contexto, quando precisamos manter uma visão sem alterações, precisamos bloquear a mesma antes de qualquer edição de configurações do projeto.
Para confirmar o seu registro, basta clicar e ok.
Utilizando as visões de um projeto
Após a criação das visões, você poderá fazer uso delas. Para visualizar o projeto de orçamento com as configurações especificas de uma visão, você deve definir em qual das opções cadastradas deseja trabalhar através da caixa de seleção destaca na imagem abaixo.
Você pode utilizar as visões para simular diferentes cenários de aplicação de regras, por exemplo, e até mesmo para comparar opções, visto que através deste recurso podemos visualizar o orçamento lado a lado comparando informações. Para comparar duas visões:
- Acesse novamente o ambiente de registro de visões e clique no comando Comparar.
- Em seguida, na janela aberta selecione as visões que serão comparadas.
- Clique em Ok.
O resultado será apresentado conforme a imagem a seguir. Neste exemplo atribuímos diferentes composições para um mesmo item da lista de quantitativos e podemos observar a diferença de valores.
Alguns usos importantes
O recurso de visões oferece ao usuário a possibilidade se criar novas configurações especificas para esta visualização, sendo, portanto, possível realizar qualquer ação. Abaixo citamos apenas algumas destas possibilidades.
1 - Simular diferentes configurações de EAP;
2 - Comparar resultados de orçamentos com diferentes associações de composições ou insumos;
3 - Simular diferentes formas de regras para extração de quantitativo;
4 - Simular resultados com aplicações de diferentes valores de BDI;
5 - Simular resultados com atualizações de banco de dados;
6 - Simular diferentes possibilidades de definição do planejamento de execução das atividades;
7 - Simular diferentes configurações do sistema de orçamento (critérios de arredondamento);
8 - Apresentar valores totais considerando diferentes tipos de insumos;
9 - Simular utilização de bancos desonerados ou não desonerados;
10 - Simular resultados utilizando composições com base em cotações de mercado;
11 - Pode ser utilizado para criar diferentes cenários sem a necessidade de criar diversos arquivos;
12 - Pode ser utilizado para registrar revisões do orçamento com base nas etapas do projeto.