Bomba hidráulica de incêndio

Mensagem: A bomba selecionada não é compatível com o sistema hidráulico

Em certos casos, a mensagem "A bomba selecionada não é compatível com o sistema hidráulico" é exibida ao tentar gerar o relatório ou planilha de pressões de uma área de operação de sprinklers ou de um grupo de hidrantes no projeto de incêndio no AltoQi Builder. Isto impede a análise das pressões para estas áreas de operação ou grupo de hidrantes. 

Esta situação ocorre pois a curva do sistema da área de operação e/ou do grupo de hidrantes não cruza com a curva da bomba definida no projeto, desta forma não há como obter um resultado compatível para estes sistemas. Para as áreas ou grupos de hidrantes cuja curva do sistema cruza com a curva da bomba, o relatório e planilha de pressões pode ser gerado normalmente.


Como conferir o cruzamento das curvas dos sistemas com a curva da bomba?

Para conferir o cruzamento das curvas, siga com os procedimentos:

  • Com um croqui do projeto de incêndio aberto, acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador ;
  • Na janela Gerenciador, procure pela bomba que alimenta os sistemas que deseja conferir o cruzamento das curvas; 
  • Clique com o botão direito na bomba hidráulica e acesse a opção Definir bomba
  • Na janela Bomba, serão exibidas as curvas de Vazão x Altura da bomba (em verde) e dos sistemas (em vermelho), conforme exemplo da imagem abaixo;

Perceba que no exemplo da imagem acima, há o cruzamento de apenas duas curvas do sistema com a curva da bomba. Para estes sistemas, será possível gerar o relatório e planilha de pressões sem nenhum empecilho.

Para as curvas do sistema que não cruzam a curva da bomba, significa então que a bomba não tem um ponto de funcionamento adequado e portanto, não será possível gerar o relatório ou planilha de pressões.

  • Para identificar qual o sistema de cada curva, é possível alternar o campo Aplicação, que a respectiva curva será representada com uma linha com maior espessura, conforme exemplo abaixo:


Como resolver a mensagem "A bomba selecionada não é compatível com o sistema hidráulico"?

Para que a mensagem "A bomba selecionada não é compatível com o sistema hidráulico" deixe de ser exibida ao tentar gerar os relatórios ou planilhas de pressões, é necessário substituir a bomba hidráulica por uma onde as curvas dos sistemas cruzem com a curva da bomba.

  • Realize a troca da bomba, mudando o grupo de peças e a peça, até encontrar uma bomba que satisfaça seu sistema, conforme instrui o artigo Como definir a bomba hidráulica?;
  • Em seguida clique em OK;
  • Processe novamente o projeto acessando a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar ;
  • Volte na janela Gerenciador e tente gerar o relatório ou planilha de pressões da área de operação ou grupo de hidrantes desejado, seguindo os procedimentos do artigo Como gerar o relatório da planilha de pressões (memorial de cálculo) das peças no projeto de gás, hidráulico e de incêndio?;
  • A animação abaixo exemplifica estes procedimento, onde a troca de bomba por uma mais adequada permite a geração da planilha de pressões.

Com este artigo, foi possível compreender quando a mensagem "A bomba selecionada não é compatível com o sistema hidráulico" aparece e como substituir a bomba para que seja possível obter os resultados de cálculo do projeto de Incêndio no AltoQi Builder.