Propriedades BIM por fórmulas

Criação de fórmula das formas de vigas de baldrame apoiadas no solo

Alguns softwares não possuem informações de quantitativos de maneira completa. Sendo muito importante a verificação das configurações do software utilizado na modelagem de modo que o IFC seja exportado fornecendo as informações de quantitativos e geometria dos elementos. No AltoQi Visus podemos recorrer ao recurso de criação de propriedades através de fórmulas, ou de maneira manual, para criar essas informações e assim, gerar quantitativos para esses elementos. Neste artigo utilizaremos um projeto modelado no AltoQi Eberick para apresentar um tutorial de criação de fórmulas para obter o quantitativo das fôrmas de vigas de baldrame apenas nas laterais, quando executadas apoiadas no solo sobre lastro de concreto magro, do projeto de estruturas. Para a criação dessa propriedade, precisaremos criar algumas fórmulas que ao final resultarão no quantitativo dessas vigas de baldrame apoiadas no solo. 


Criando a fórmula da forma de baldrame

Para criar a propriedade das formas de baldrame sem o fundo das mesmas, é preciso:

  • Acessar o comando Editar ou Criar novas Propriedades BIM (botão );
  • Criar uma nova propriedade clicando em Adicionar item (botão ) no painel, lista de propriedades personalizadas;
  • Definir o nome da propriedade como, Forma de baldrame;
  • Definir a unidade como: .
  • Clicar em OK para confirmar a criação.

Com a propriedade criada é necessário configurar os seguintes campos:

  • Tipo de parâmetro como, Fórmula;
  • Em entidades manter habilitado apenas o campo, Viga;
  • Criar dois parâmetros no painel, lista de parâmetros (botão): 
    1. a - (3D) Área projeção superior, em Tipo selecionar Número;
    2. b - Forma - Estrutura - (Pset_AltoQi_Eberick-Itens_associados), em Tipo selecionar Número;
  • Sendo assim, podemos nos basear nestes dados para criar uma fórmula condicionante a área de abertura desta parede. Acessando o recurso de criação de fórmulas, criar a seguinte equação: (b-a)

Essa fórmula representa a área da forma existente (considerando os lados e o fundo) menos a área de topo, resultando no valor final da área de forma da viga sem a parte do fundo (apenas as laterais)

Com a fórmula criada, note que ao selecionarmos uma viga de baldrame e acessarmos as suas Propriedades, teremos então as seguintes informações:



Inserindo o elemento criado na lista

Conforme os procedimentos anteriores, a propriedade para contabilizar o quantitativo da área da forma de baldrame sem o fundo da viga está criada e aparece nas propriedades dos elementos. Agora para inserir esse quantitativo na lista, é preciso:

  • Acessar Regras do modelo (botão );
  • Selecionar e entidade Viga;
  • No quadro de configurações das Medições do objeto, clicar em Adicionar um item (botão ), com as seguintes configurações:
    1. Inserir no Prefixo a descrição Forma de baldrame;
    2. Em Método principal selecionar a propriedade que foi criada anteriormente: Forma baldrame (.QiVisus - Personalizada);
    3. Em Filtro, no campo de Aplicar regra para os pavimentos, deixar marcado apenas a opção Baldrame (que é onde precisa ser contabilizado a nova propriedade que foi criada);



    4. Por fim, deixar o item demarcado, conforme figura abaixo:


Após finalizar essas configurações, basta clicar em  OK Ao retornar para á página inicial do software e   Atualizar lista   (botão   ), o quantitativo das formas de baldrame sem o fundo  já que será apoiada no solo sobre o lastro de concreto magro,  estará sendo considerado as propriedades criadas.


Observe, ainda, que estão sendo contabilizadas duas propriedades para a  Forma de Baldrame , a existente do programa (contabilizando os lados e o fundo) e a que foi criada (contabilizando apenas os lados). Dessa forma, para remover o quantitativo que não é necessário, basta  selecionar com o botão direito  do mouse e selecionar a opção  Apagar/desativar linha  (vale ressaltar que esse quantitativo poderá ser restaurado caso necessário durante o projeto).


Observação: Por fim, destacamos que esse artigo tem por objetivo apresentar e auxiliar a entender os caminhos para chegar no resultado descrito, contudo, deve-se verificar se as propriedades, fórmulas e o que foi realizado atende aos objetivos de cada projeto em particular.