Vigas

Erro D213 - Abertura das fissuras não atendida na seção com redistribuição plástica

Visando obter bom desempenho relacionado à proteção das armaduras quanto à corrosão e à aceitabilidade sensorial, a NBR 6118:2014, no item 13.4, discrimina limites para controlar a abertura de fissuras. Com isso, o AltoQi Eberick realiza uma verificação adicional de abertura de fissuras em viga que possua algum nó extremo com a vinculação semirrígida, utilizando-se de combinações de ações do ELS sem redistribuição de esforços, conforme recomenda a norma NBR 6118:2014 em seu item 14.5.3. Para tanto, são utilizadas as diretrizes do item 17.3.3.2 para o cálculo do Estado-limite de fissuração.

Assim, caso os valores superem os limites máximos definidos em "Abertura máxima das fissuras" disponível na guia Estrutura, grupo Configurações, opção Materiais e durabilidade, será gerado o Erro D213 - Abertura das fissuras não atendida na seção com redistribuição plástica

Através do relatório Abertura de fissuras em nós semirrígidos, disponível no botão Relatórios () na janela de dimensionamento das vigas, é possível verificar o valor da fissura crítica calculada com os esforços fletores e axiais das combinações ELS, para cada nó semirrígido da viga. É válido destacar que o relatório ficará disponível se a opção "Determinação dos deslocamentos do pórtico" no diálogo Processar estiver marcada. Com isso será apresentado no relatório uma verificação se as aberturas de fissuras foram atendidas e, caso contrário, indica-se o erro de dimensionamento ou os avisos de detalhamento para cada nó semirrígido que a viga possuir.

Observação: Veja mais detalhes a respeito dos limites indicados na norma em nosso artigo Deslocamentos limites e controle de fissuras em vigas segundo a NBR 6118 (2014).

Como resolver o erro 

Como solução para esse erro temos opções:

  • Verificar os limites máximos de aberturas de fissuras configurados em seu projeto, disponível em "Abertura máxima das fissuras" na configuração Materiais e durabilidade, modificando se necessário.
  • Aumentar as dimensões da viga.
  • Em casos especiais, alterar o fck (resistência característica do concreto) para as vigas, acessando a configuração Materiais e durabilidade.
  • Rever os vínculos utilizados e nos casos em que se deseje remover os vínculos semirrígidos, pode-se utilizar os comandos:
    • Engastar (botão ), disponível na guia Modelo, grupo Vigas;
    • Rotular (botão ), disponível na guia Modelo, grupo Vigas; ou
    • Aplicar vínculos (botão ), disponível na guia Modelo, grupo Vigas.
Observação: Confira mais detalhes a respeito das vinculações no artigo  Comparativo entre vinculações de vigas.
  • Caso queira dispensar a verificação normativa, selecionar a opção "Dispensar erro de abertura das fissuras em seção com redistribuição", disponível em Estrutura-Configurações-Projeto-Dimensionamento-Vigas. Em seguida, é necessário reprocessar a estrutura com as opções "Verificar limites de redistribuição em nós semirrígidos" e "Determinação dos deslocamentos do pórtico" habilitadas.  Nesse caso será emitido o Aviso 139 - Abertura das fissuras não atendida em seção com redistribuição plástica.
Observação: Em alguns casos, mesmo utilizando vinculações engastadas nas vigas pode ocorrer o erro em questão. Isso ocorre, pois ao flexibilizar a ligação entre viga e pilar o programa irá calcular automaticamente uma redução na rigidez da ligação entre os nós extremos da viga e seus respectivos pilares. Isso faz com que seja criado uma vinculação semirrígida e ao habilitar a opção "Verificar limite de redistribuição em nós semirrígidos", no processamento, será verificado os parâmetros de redistribuição que devem ser satisfeitos. Veja mais detalhes em Flexibilizar ligação entre viga e pilar-parede.