Bomba hidráulica de incêndio

Opção Definir bomba desabilitada no projeto de Incêndio

A opção Definir bombas é um recurso dentro dos módulos Hidrossanitário e Incêndio do AltoQi Builder que permite o usuário escolher uma bomba hidráulica que atenda os requisitos de vazão e pressão do sistema projetado. Sua utilização é abordada mais detalhadamente no artigo Como definir a bomba hidráulica?.

Este recurso por vezes pode se encontrar desabilitado ou inativo nos projetos de hidrantes e/ou sprinklers, do módulo de Incêndio, conforme imagem abaixo.



Por que a opção Definir bomba fica inativa?

A principal causa que inativa a opção Definir bomba é a descontinuidade do fluxo dos condutos na linha de recalque em um ou mais pontos até chegar nos hidrantes ou área de operação dos sprinklers.

Isto significa que, após processar o projeto, o programa não encontra um percurso contínuo, seguindo o sentido do fluxo dos condutos, da saída da bomba até os pontos de consumo (hidrantes ou área de operação).

Outras duas situações também podem impedir o uso do comando Definir bomba: quando não existe tubulação de saída conectada na bomba hidráulica, sendo este um caso particular de descontinuidade do fluxo e; em projetos de sprinklers que não possuem ao menos uma área de operação lançada que englobe sprinklers da rede, sendo esta área essencial para o dimensionamento do sistema e determinação da bomba.


Como habilitar a opção Definir bomba?

Descontinuidade do fluxo

Para corrigir qualquer tipo de descontinuidade de fluxo no projeto, primeiro é necessário identificá-las. Pode-se fazer isso, através do relatório de Problemas de fluxo e de indicações por triângulos vermelhos no croqui de projeto. 

  • Com um croqui de Incêndio aberto, acesse a guia Operações, grupo Exibir, e acesse o comando Configurar indicações ;
  • Certifique-se de que as opções "Conexão sem fluxo de entrada" e "Conexão sem fluxo de saída" estejam marcadas como "Sim", para garantir que as indicações de fluxo sejam indicadas no croqui e contabilizadas no relatório;
  • Clique em OK;
  • Na janela Edificação , clique no botão Opções  e acesse Relatórios > Problemas de fluxo;
  • Um relatório será aberto na sequência mostrando a contagem em cada localização do projeto (pavimento, croqui e detalhe) das indicações "Conexão sem fluxo de entrada" e "Conexão sem fluxo de saída";
  • O próximo passo é acessar as localizações que o relatório indica a presença de Conexão sem fluxo de entrada e Conexão sem fluxo de saída e fazer os ajustes necessários em toda a rede, avaliando se os condutos estão conectados entre si ou se estão com o sentido do fluxo correto;
  • Após ajustar todas as indicações, processe o projeto de Incêndio, conforme procedimento do artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?.

No exemplo da animação abaixo, perceba que existe uma conexão sem fluxo de entrada e uma conexão sem fluxo de saída no detalhe INC-2 do pavimento Térreo. Ao acessar o detalhe INC-2, percebe-se que o sentido do fluxo de um conduto está invertido, ocasionando as duas indicações. Ao corrigir o sentido do fluxo, com o comando Inverter sentido  e processar o projeto, a opção Definir bomba fica disponível, já que o programa consegue reconhecer os hidrantes inseridos na rede.



Observação: IMPORTANTE - Faça verificações de continuidade do fluxo entre colunas hidráulicas ou condutos que cruzam pavimentos. Um determinado grupo de hidrantes ou sprinklers presentes em outros pavimentos podem não estar sendo considerados devido a falta de ligação entre pavimentos.  Nestes casos, avalie os condutos verticais dentro de detalhes isométricos e faça as correções utilizando comandos como o Ligar pavimentos e Inverter sentido   , conforme artigos  Criando um detalhe isométricoLigando as colunas entre os pavimentosComo inverter o sentido de fluxo dos tubos do projeto hidrossanitário, de gás e incêndio?.

Para o caso particular onde não existe tubulação saindo da bomba hidráulica, ao processar o projeto é possível que a mensagem "A rede não possui trecho de recalque" seja exibida e, portanto, deve-se verificar se a bomba está devidamente ligada ao restante da rede, conforme apresenta os casos do artigo Ao processar o projeto é informada a mensagem: A rede não possui trecho de recalque.


Projeto sem área de operação lançada

Em um projeto de sprinklers, quando não existe uma área de operação lançada ou existe, porém não engloba nenhum sprinkler, o programa não consegue reconhecer qual grupo de sprinklers a bomba deverá atender e portanto a opção Definir bomba fica inativa. 

Neste caso, deve-se utilizar o comando Área de operação  ou Área de operação poligonal  sobre a rede de sprinklers, conforme apresenta o artigo Como lançar a área de operação para a rede de sprinklers? e processar o projeto para conseguir definir a bomba.

Com este artigo, foi possível conferir as causas que inativam a opção Definir bomba em um projeto de Incêndio no AltoQi Builder.