Processamento

Erro L22 - Carga posicionada sobre um espaço vazio

O AltoQi Eberick permite o lançamento de cargas lineares e carga por área somente sobre eixos de vigas e dentro do contorno de lajes. Caso sejam lançadas fora dos limites destes elementos, ao processar a estrutura será acusado erro na construção do modelo estrutural e o erro em questão será apresentado ao clicar em resultados, indicando o nome do pavimento onde se encontra a carga no vazio.


Exemplo da indicação do erro 

É importante ressaltar que a partir da versão 2023, o AltoQi Eberick possui um novo modelador de lajes. Ao abrir um projeto e converter as lajes para o novo modelador é possível que você se depare com o erro, que antes não ocorria. Isso porque o novo recurso foi desenvolvido para compreender o lançamento de geometrias complexas e para isso utiliza um critério mais rígido na verificação dos elementos. Assim, caso existam cargas posicionadas sobre pilares ou aberturas, mesmo que milimetricamente, o erro também será emitido. 

Como resolver o erro

Para resolver os casos de lançamento de cargas fora dos limites permitidos, a solução é identificar o posicionamento desses elementos nos pavimentos citados na mensagem, apagando as cargas que estiverem fora dos limites ou situando-as corretamente. 

Para identificar as cargas posicionadas sobre um espaço vazio pode-se utilizar o comando Verificar lançamento (botão disponível na guia Lançamento, grupo Outros). Com isso será exibido o diálogo Problemas detectados, sendo possível utilizar o botão Localizar  para centralizar a posição com o erro indicado. 


Localizado a carga em uma posição inválida, é possível utilizar o comando Mover (botão disponível na guia Desenho, grupo Manipular) caso seja possível mover a carga de modo que a posicione corretamente sobre eixos de vigas e dentro do contorno de lajes. Caso contrário, deve-se remover a carga selecionando-a e utilizando o comando Remover (botão disponível na guia Modelo, grupo Cargas) ou digitando a tecla Delete em seu teclado. E, em seguida, relançar o carregamento dentro do limite permitido. Veja mais detalhes a respeito desse lançamento no artigo Como lançar uma carga linear? e Como inserir cargas de área?

Fazendo as alterações acima, o erro será resolvido e a estrutura deve ser processada normalmente.