Cadastro

Exemplo: Cadastro de hidrante com proporcionador de espuma

Em determinados projetos de prevenção e combate a incêndio, se faz necessário a aplicação de jatos de espuma para controle do fogo. Em geral, esses são utilizados em ambientes que armazenam ou transportam grandes volumes de líquidos e gases inflamáveis.

Uma maneira de obter o jato de espuma é com a utilização de um proporcionador de espuma na linha da mangueira de um hidrante e um lançador de espuma, na sua ponta. 

Neste artigo, será instruído como cadastrar um hidrante no AltoQi Builder que contabilize um proporcionador de espuma na lista de materiais e considere sua perda de carga. Ao final do artigo, o exemplo do hidrante cadastrado neste artigo encontra-se disponível para download e importação no seu cadastro.

Cadastro do item

Primeiramente, para que seja possível contabilizar o proporcionador na lista de materiais do projeto e posteriormente incluí-lo na orçamentação, é essencial adicioná-lo à lista de itens, conforme detalhado no artigo Como cadastrar um novo item no AltoQi Builder.

  • Acesse o menu Arquivo, e selecione a opção Cadastro;
  • Na janela Cadastro, acesse a aba Itens e abra a classe de itens Incêndio;
  • Mantenha selecionada a classe de itens Incêndio e, em seguida, clique sobre a seta à direita do comando Adicionar  e selecione a opção Novo grupo;
  • Perceba que será criado um novo grupo de itens. Selecione o grupo recém criado e altere seu nome para "Proporcionador de espuma", como mostra a imagem abaixo;
  • Ainda com o grupo selecionado, clique novamente sobre o comando Adicionar ;
  • Selecione o novo item que será criado dentro do grupo de itens Proporcionador de espuma, e altere o campo Nome identificando o modelo do proporcionador de espuma que será adotado no projeto. Neste exemplo, será utilizado o modelo Z-4 da marca BUCKA, com a bitola de 2.1/2” e vazão de operação de 400 L/min. Catálogo de referência: Proporcionador de espuma - Linha Z (BUCKA);
Observação:  No AltoQi Builder a verificação do modelo do proporcionador não é realizada. O projetista deve ter conhecimento prévio do modelo a ser utilizado na linha de hidrante conforme faixa de vazão e pressão de operação indicadas em seu catálogo técnico.
  • Se desejar, também é possível inserir as informações dos campos da seção "Orçamento" de acordo com o catálogo do fabricante.

Caso deseja-se cadastrar hidrantes com outros modelos de proporcionador, então é necessário cadastrar um item para cada modelo conforme os passos indicados acima para que sejam devidamente contabilizados.

Cadastro da peça

Com o item já criado, mantenha a janela Cadastro ainda aberta pois é preciso cadastrar o hidrante com o proporcionador. Para cadastrar a peça, siga os procedimentos indicados na sequência:

  • Na janela Cadastro, selecione a aba Peças e procure e expanda a classe de peças Incêndio;
  • Com a classe de peças Incêndio selecionada, pode-se escolher um grupo de hidrantes já existente para cadastrar uma nova peça ou então criar um novo grupo, através do botão Adicionar . Para este exemplo, o hidrante com proporcionador será criado dentro do grupo Hidrante - mangueira 2.1/2 - 2x15m, pois suas peças já consideram duas mangueiras cadastradas e o proporcionador de espuma em linha é conectado entre as duas mangueiras.
  • Pode-se também copiar um dos hidrantes do cadastro padrão para aproveitar as informações da peça ou então criar um novo hidrante dentro do grupo, através do botão Adicionar . Para este exemplo, será copiada a peça requinte 2.1/2 - 16 mm
  • Selecione a peça requinte 2.1/2 - 16 mm, clique no botão Copiar  e em seguida no botão Colar ;
  • Na peça copiada, altere os campos NomeDescriçãoDescrição simbologia e Indicação para identificar o hidrante com proporcionador de espuma
  • Clique sobre a linha Itens Associados e clique no botão de reticências ;
  • Na janela Itens Associados, clique Adicionar ;
  • Na coluna Grupo, defina Proporcionador de espuma, na coluna Item, defina o item cadastrado, neste exemplo, 2.1/2" - 400L/min, e em Quant. defina 1
  • Clique em OK para salvar as alterações;
  • Mais abaixo, na seção Dados de cálculo, é necessário somar o comprimento equivalente do proporcionador de espuma ao valor default do hidrante (20 m). Para fins de exemplo, será adotado o comprimento de 5 metros para o proporcionador, assim o valor a ser preenchido nos campos Comprimento equivalente direto, lateral e bilateral será 25.
Observação:  O comprimento equivalente do proporcionador deve ser consultado junto ao catálogo da peça, diretamente com o fabricante ou ainda, conforme experiência do projetista. O valor default do programa de 20 metros diz respeito ao comprimento equivalente da válvula angular do hidrante.

Com este procedimento, o hidrante com o proporcionador de espuma está cadastrado e já poderá ser lançado no projeto.

Observação: Para o uso do proporcionador de espuma, também é utilizado o lançador de espuma na ponta da mangueira de incêndio. Hidraulicamente, este lançador também comete perda de carga até sua saída, porém para o exemplo deste artigo esta perda não foi considerada. Tampouco foi considerada o efeito do seu esguicho de saída, então para efeito de cálculo, o programa continua considerando um esguicho padrão.  Caso seja necessário considerar o efeito do lançador de espuma nos cálculos do programa, o projetista deve primeiro consultar as instruções normativas locais e entrar em contato com o setor técnico do corpo de bombeiro de sua região para ter melhor conhecimento sobre as considerações que devem ser feitas com o uso do proporcionador e lançador de espuma. Os campos do cadastro do hidrante que podem ser preenchidos para considerar o lançador são: Comprimento equivalente direto , lateral e bilateral (somado ao comprimento equivalente da válvula angular e do proporcionador) e Diâmetro do esguicho . Para saber mais sobre os cálculos de perda de carga realizados nos hidrantes, acompanhe os artigos:  Como é calculada a perda de carga do último trecho da planilha de pressão dos hidrantes? ,  Perda de carga na mangueira associada ao hidrante no projeto de incêndio Perda de carga no esguicho associado ao hidrante no projeto de incêndio .
 

O download do arquivo de cadastro com o hidrante exemplificado está disponível nos anexos ao final do artigo, ressalvando que sua utilização em projetos é de responsabilidade do projetista. Sua importação no cadastro pode ser feita seguindo os procedimento do artigo Como salvar meu cadastro personalizado na plataforma AltoQi Builder?.

Com este artigo foi possível cadastrar no AltoQi Builder, um hidrante que considera a aplicação de um proporcionador de espuma entre linhas.

Download: